Certamente você já ouviu falar em aneurisma, porém você sabe a fundo o que ele é ou o que o causa? É o que iremos descobrir hoje!

O aneurisma, em resumo, é uma dilatação anormal de algum vaso sanguíneo causado em função de um enfraquecimento das paredes deste vaso, de um trauma ou ainda de alguma doença vascular. Existem vários tipos de aneurisma, sendo os principais: cerebral, da aorta abdominal e da aorta torácica.

O que causa?

Já falando de suas causas, infelizmente suas razões para ocorrer não são exatamente claras para os pesquisadores que até o momento tentam associar o que ocorre em comum nos casos apresentados. Alguns já nascem com aneurisma enquanto outros desenvolvem com o tempo.

Onde ocorre?

Existem alguns locais que são mais comuns para ele ocorrer como a aorta, o cérebro, atrás do joelho ou em alguma artéria no baço. Existem alguns fatores de risco que devem ser considerados tais como ter pressão arterial alta, colesterol alto e também o tabagismo. Aterosclerose também pode ser uma causa, principalmente quando ocorre na aorta abdominal. A gravidez também pode causar a doença em função da artéria esplênica.

o que e aneurisma tricurioso 1

Sintomas

Tudo depende da região onde ele ocorre, caso seja próximo a pele é comum sentir dor e ter algum inchaço na região. Dentro do corpo muitas vezes não causam sintomas que possam alertar o fato, apenas se rompem e causam dor, pressão baixa, aumento da frequência cardíaca e até mesmo vertigens. Além disso, o risco de morte é muito alto, afinal um aneurisma no cérebro nada mais é do que um Acidente Vascular Cerebral.

Você conhecia essas informações? Comente!