A possibilidade de poder fazer viagens para o espaço faz com que a profissão de astronauta seja admirada por muita gente. Mas apesar de alguns astronautas terem a oportunidade de vivenciar várias experiências incríveis proporcionadas pelas viagens espaciais, a alimentação sob essas condições não parece ser lá muito prazerosa à primeira vista. Comer no espaço apresenta alguns desafios únicos para os astronautas, seja pela ausência da gravidade ou pela limitação do consumo de certos alimentos. Mas afinal, o que esses profissionais comem no ambiente espacial?

Para permitir que os astronautas permanecessem no espaço por dias ou até mesmo por semanas, os cientistas tiveram que inventar maneiras especiais para embalar e conservar alimentos no espaço. Os primeiros alimentos para esse propósito eram bastante moles e eram embalados em tubos semelhantes aos de pasta de dente. Por exemplo, John Glenn se tornou o primeiro astronauta dos EUA a se alimentar no espaço quando comeu um purê de maçã através de um tubo de alumínio durante a missão espacial Mercury-Atlas 6. Se isso não soa muito apetitoso para você, saiba que você não está sozinho. De fato, os astronautas pediram para que os cientistas responsáveis desenvolvessem alimentos melhores e mais saborosos, mas que ao mesmo tempo fossem fáceis de comer.

o que os astronautas comem no espaco 1

Comida em pasta foi popular no passado, mas acabou caindo em desuso.

Hoje, os astronautas que voam em modernos ônibus espaciais comem muitos dos mesmos alimentos que comeriam na Terra. Os alimentos ainda precisam ser desidratados ou preparados de maneira especial, mas os ônibus espaciais agora têm cozinha completa com água quente e até forno! Os astronautas também podem usar condimentos como ketchup, mostarda e maionese em pacotes para dar um sabor mais agradável às suas refeições. Sal e pimenta também são permitidos, mas eles têm que ser usados na forma líquida, para evitar que os grãos fiquem flutuando no ambiente.

o que os astronautas comem no espaco 2

A comida espacial é muito mais diversificada nos dias atuais.

As bebidas também são desidratadas e transformadas em pó para serem colocadas em bolsas especiais. Essas bolsas têm canudos embutidos ou bicos especiais que permitem que os astronautas bebam diretamente da bolsa, já que a falta de gravidade faz com que um copo ou uma xícara não sejam as melhores escolhas. Para garantir que a comida não flutue, os astronautas também prendem seus recipientes e utensílios à bandejas especiais com fechos de velcro.

o que os astronautas comem no espaco 3

Tem até pizza!

Os nutricionistas planejam tornar as refeições dos astronautas cada vez melhores para garantir que eles obtenham todos os nutrientes e vitaminas que precisam para realizar esse importante trabalho no espaço. Alguns astronautas começam a sentir problemas digestivos depois de ficarem no espaço há muito tempo, por isso é necessário todo um cuidado especial na hora de produzir o cardápio desses profissionais.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!