Já sabemos que existem vários tipos de chocolates, inclusive vimos duas terminologias de chocolate aqui ontem, o puro e o fracionado. O chocolate por si só já consegue levar as pessoas à loucura e quando usado como complemento em outros alimentos, fica melhor ainda. Alguma vez na vida você já deve ter ouvido falar sobre chocolate hidrogenado, certo? Caso ainda não tenha ouvido, você deve estar se perguntando agora qual as características dele e o que o diferencia do chocolate puro e do chocolate fracionado, não é mesmo? Iremos agora mesmo entender tudo sobre o chocolate hidrogenado.

O chocolate hidrogenado é o mais popular do mercado, isso porque possui um valor baixíssimo. Esse tipo de chocolate é feito com óleo vegetal hidrogenado que substitui a manteiga de cacau, normalmente utilizada na fabricação dos chocolates. Na composição do chocolate hidrogenado, encontramos a gordura vegetal hidrogenada que são óleos hidrogenados de algodão, babaçu, palmiste e palmas. Devido a presença da gordura vegetal, o aroma desse chocolate é muito forte e permite que o nosso paladar sinta um gosto semelhante a margarina.

chocolate hidrogenado tricurioso

O chocolate hidrogenado geralmente é utilizado nas confeitarias e sorveterias, também usado para dar mais consistência, podendo ser misturado com o chocolate puro, por exemplo. Por possuir menos que 25% de cacau, esse doce nem deveria ser considerado chocolate, mas ainda assim é. O uso desse tipo de chocolate nem sempre é indicado, isso porque ele pode prejudicar o resultado final das receitas, é ser associado com uma série de doenças como diabete, obesidade e aterosclerose e esta relacionado com o aumento do nível de colesterol e triglicerídeos no sangue.

Nessa páscoa opte por chocolates mais amargos e puros, lembre-se que a saúde vem em primeiro lugar. Mesmo escolhendo um tipo “mais saudável” de chocolate, é válido você ficar de olho na quantidade consumida. Está em dúvida de qual ovo de páscoa comprar este ano? Caso ainda não esteja sabendo, além de estarmos com matérias especiais todos os dias até a páscoa, lá no Canal Experimentando tá saindo vários vídeos de ovos de páscoa, vale muito a pena dar uma passada por lá. Confira agora um dos vídeos que já está disponível no canal:

Gostou da matéria de hoje? Compartilha e comenta esse post!