Muito provavelmente você já deve ter percebido que as nuvens podem apresentar tamanhos e formas bastante diferentes. Por exemplo, você já deve ter observado várias nuvens “cumulus”, que são as nuvens que apresentam uma forma que lembra pedaços de algodão espalhados pelo céu. Mas você já viu nuvens que parecem ser mamas gigantes? Parece brincadeira, mas elas existem e possuem um nome bastante sugestivo: mammatus.

As nuvens mammatus são algumas das formações de nuvens mais incomuns e bizarras do nosso planeta, apresentando uma série de protuberâncias surgindo da sua base que se assemelham a grandes mamas (daí o seu nome). No entanto, a forma das nuvens mammatus pode variar amplamente, apresentando desde uma forma saliente clássica a um tipo de formação cujas protuberâncias possuem uma estrutura mais alongada.

mammatus as curiosas nuvens que parecem mamas gigantes 1

As nuvens mammatus são geralmente formadas em associação com grandes nuvens cumulonimbus (as famosas nuvens de chuva). Normalmente, a turbulência dentro da nuvem cumulonimbus é o que causa a formação das nuvens mammatus, especialmente na parte inferior das “bolsas” que se projetam à medida que descem para níveis mais baixos. Isso reverte o processo usual de formação de nuvem, criando uma base irregular que dá origem à essas “mamas”.

mammatus as curiosas nuvens que parecem mamas gigantes 2

No entanto, apesar da crença popular em algumas partes do mundo, a formação de nuvens mammatus não é necessariamente um sinal de que um tornado está prestes a atingir a região. Embora elas estejam associadas às nuvens causadoras de tempestades, nem sempre as nuvens mammatus são um indicador confiável de um clima severo, já que, como explicado anteriormente, elas são, em essência, nuvens que se formaram “de cabeça para baixo”.

mammatus as curiosas nuvens que parecem mamas gigantes 3

Vale destacar que a sua aparência pra lá de bizarra costuma ser mais visível quando o sol está mais baixo no céu, de modo que a luz solar emoldura as suas “mamas”. Sem muitas surpresas, este evento é geralmente um dos favoritos de muitos meteorologistas, assim como de entusiastas que curtem o hobby de fotografar o processo de formação de nuvens.

E você, já viu as mammatus por aí? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!