Os roedores compõem o maior grupo de mamíferos do planeta, com cerca de 1500 espécies registradas. Os roedores mais conhecidos são os ratos e os camundongos, mas existem outras espécies de roedores espalhadas em diferentes zonas ecológicas que possuem características um tanto incomuns, assim como um tamanho “exagerado”. De fato, esses grandes animais são muitas vezes caçados pelos humanos para servir como alimento em suas respectivas regiões, o que levanta uma pergunta interessante: afinal, qual é o maior roedor do mundo?

Curiosamente, esse título vai para um animal nativo do Brasil: a capivara. As capivaras podem chegar a pesar 66 kg e podem ter até 1,3 m de comprimento. As fêmeas são geralmente maiores e mais pesadas que os machos, de modo que o seu tamanho pode ser comparado ao de um cão Labrador, embora os roedores sejam mais robustos e pesados. Como as capivaras tem uma pele naturalmente seca, elas adoram passar muito tempo na água, seja em lagos, rios ou até mesmo pântanos. As capivaras têm adaptações especiais que lhe ajudam a viver em torno de zonas úmidas. Além disso, elas têm pés ligeiramente palmados que as ajudam a nadar, o que acaba por ser um comportamento muito útil na hora de ajudá-las a fugir de predadores.

qual e o maior roedor do mundo 1

Seus olhos, orelhas e narinas estão todos situados no topo da cabeça, para que possam submergir a maior parte de sua cabeça na água. Essa característica ajuda esses roedores a serem menos visíveis para os predadores, ao mesmo tempo em que ainda permite que esses animais tenham uma visão do que está acontecendo ao seu redor. Curiosamente, as capivaras até se acasalam na água!

No entanto, é importante destacar que as capivaras nem sempre foram os maiores roedores do planeta Terra. O maior roedor que já existiu era o Josephoartigasia monesi, que apresentava características semelhante às capivaras e que viveu por volta de 2 a 4 milhões de anos atrás. Esses monstros pesavam uma tonelada e podiam ter um comprimento de 3 metros!

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!