Quem me conhece sabe o quanto eu adoro um bom filme de terror daqueles que te apavora, enrijecesse os músculos e faz você relaxar quando o final feliz chega e o serial killer morre, é preso ou desaparece… Porém, você sabe me dizer qual foi o primeiro filme de terror da história?

Eu sei, afinal… Adoro o assunto! Hehe. Seu nome é Le Manoir du diable que, em tradução livre, significa O Castelo Assombrado. Ele na verdade não é um filme, mas sim um curta metragem de dois minutos, porém independente de sua duração este foi a primeira produção de terror do cinema é sim considerado o primeiro filme de terror da história.

Lançado em 1896, o curta foi dirigido por Georges Méliès, um grande pioneiro do cinema. O roteiro também foi crido por Méliès e ele até mesmo atuou no curta ao lado de Jeanne d’Alcy. Se você ainda não percebeu pelos nomes, este é sim uma produção francesa e é cheia de elementos tradicionais da pantomima – teatro gestual que se utiliza da arte da mímica para narrar uma história com o corpo – e elementos assustadores. Foram esses elementos que o caracterizaram como terror, porém na verdade o curta foi feito mais para entreter o público do que para propriamente assusta-lo. Confira abaixo!

Incrível, não é mesmo? Comente!