Você sabia que existe em La Gomera, Ilhas Canárias, uma linguagem onde são utilizados apenas assobios? Isso mesmo, para que essas pessoas possam se comunicar, elas utilizam o assobio em uma língua chamada Silbo gomero. Vamos conhecer mais sobre?

Pouco se sabe sobre a origem do silbo gomero, porém acredita-se que esta expressão linguística exista desde muito antes de alguém chegar à ilha La Gomera, tendo sido criada pelos Guanches, habitantes originais do local. Com o tempo, ela acabou se espalhando para locais como el Hierro, Tenerife e Gran Canaria, assim se adaptando a língua espanhola. Infelizmente, este último fato quase levou a sua extinção no final do século XX e para evitar isso, o governo local ordenou que as crianças gomeranas aprendessem a língua do assobio, assim garantindo sua sobrevivência por mais algum tempo. Uma curiosidade interessante é que ela é declarada como Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO desde 2009 e existe uma grande preocupação em sua preservação a longo prazo.

conheca Silbo gomero linguagem assobio tricurioso 1

Mas como ela funciona?

O silbo gomero é, na verdade, uma versão assobiada do dialeto espanhol e ocorre em função da variação de timbre da fala aparecer sobre a forma de afinação, variando de acordo com a necessidade da expressão. Estudos afirmam que o silbo é assimilado pelo cérebro de uma forma muito semelhante a língua falada, neste mesmo estudo foi possível ver que quem fala a língua espanhola entende muito mais do silbo do que quem não pratica a linguagem pois as áreas do cérebro usadas são as mesmas para assobiar o silbo e falar espanhol.

Muito interessante, não é mesmo? Comente!