Ahn? O que? Caso você não saiba,  local setentrional é uma região que fica ao norte do globo, na direção do ponto zero dos quatro pontos cardeais. Agora, você irá conhecer a cidade mais setentrional do planeta que permanece habitada o ano todo! Vamos lá?

Ela se chama Alert e fica em Nunavut, Canadá, há cerca de 817 km do Polo Norte e seu nome deriva do HMS Alert, um navio que em 1875 fez uma expedição até o local. No senso de 2011 foi averiguado que a cidade possuía a incrível população de cinco pessoas, repito… Cico pessoas! Já no novo censo de 2016 foram registrados 62 habitantes no local, isso além dos habitantes temporários que vão até lá em função da rádio militar, uma unidade receptora da Estação das Forças Armadas do Canadá chamada CFS Alert.

cidade mais setentrional mundo tricurioso 1

Viver em Alert é um verdadeiro desafio, por ser uma cidade setentrional, está muito distante do sol e por isso tem em seu território muuuuita neve e gelo que dura o ano todo. Lá existem muitas colinas e vales, o clima local é semi-árido e a taxa de evaporação é baixíssima. Existe sol da meia-noite por lá da última semana de março até o meio de setembro, depois de agosto a abril o Sol permanece acima da linha do horizonte. Entre esses dois períodos, de outubro até fevereiro, o sol não aparece, havendo 24h de escuridão.

A cidade canadense mais próxima de Alert se chama Yellowknife e fica a 1.824 km de distância, é muito chão! Já a capital mais próxima é Nuuk, Groenlândia, e não Ottawa, a capital do Canadá. Curioso, não é mesmo?

Gostou de Alert? Comente!