Hoje na internet existem inúmeros vídeos que se denominam Vídeos ASMR e que prometem ajudar você a relaxar, dormir melhor e se sentir bem. Mas afinal, como eles funcionam?

Então, ASMR significa Autonomous Sensory Meridian Response, ou seja, Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano, em português e consiste em uma sensação gostosinha que acontece quando você ouve barulhos, sons, sopros e também vozes calmas em som baixo. Isso acontece em função da concentração que esses sons geram e, apesar da Associação Brasileira do Sono dizer que este tipo de barulho não altera nenhum mecanismo cerebral, já foi comprovado de que uma forma ou de outra ele auxilia no relaxamento do corpo.

Leia também: O que é ASMR?

Aqui entram os vídeos ASMR que são apenas simulações cotidianas que são bastante relaxantes como, por exemplo, fazer uma tatuagem ou ir ao cabeleireiro, visitar o dentista ou andar de carro são as situações mais buscadas para este objetivo. Para ter maior poder de ação, os vídeos ASMR em geral enquadram apenas o rosto do YouTuber e muitas vezes apenas a boca ou o foco da ação. Também são feitos gestos em direção à câmera para criar sensação de contato físico. Quem costuma utilizar esta técnica de relaxamento relata que além de sentir sono e melhorar sua concentração, este tipo de vídeo pode até causar sensação de formigamento em quem está assistindo. Confira abaixo um canal no YouTube chamado Sweet Carol onde são apresentados diversos tipos de ASMR.

Tá, mas os vídeos ASMR funcionam?

Sim, mas não é nenhuma mágica ou alteração cerebral, o segredo está na distração. Quando você está indo dormir, suas ondas cerebrais diminuem a frequência, até 8 Hz, o sistema respiratório se tranquiliza, o movimento do diafragma ocorre mais devagar, a temperatura do corpo cai e o hormônio corticoide endógeno diminui e só irá aumentar pela manhã. Porém, este processo todo só ocorre se você estiver relaxado e tranquilo. Se o conhecido turbilhão de ideias e problemas ficarem passando na sua mente, seu corpo irá reagir com estresse e tensão, aumentará a frequência cardíaca e também a frequência das ondas cerebrais.

Aqui entram os vídeos ASMR que funcionam como um tampão de ouvidos para este mundo de pensamentos estressantes que passa na sua mente devido aos dias corridos e conturbados. Quando você foca a sua atenção nos sons e ações deste tipo de vídeo, esquece dos problemas e aos poucos vai caindo nas teias do sono. Ou seja, os vídeos ASMR proporcionam relaxamento, promoção do sono e diminuição do estresse, ajudando você a relaxar seus músculos e finalmente dormir como um anjo.

Interessante, não é mesmo? Comente!