A dexametasona é um medicamento anti-inflamatório e imunossupressor de corticosteroides que deve ser utilizado em situações bastante específicas. Ele é capaz de controlar afecções alérgicas graves e incapacitantes que não são vencidas com o tratamento tradicional. São alguns exemplos a rinite alérgica sazonal ou perene, asma brônquica, dermatite de contato, doença do soro, dermatite atópica e reações de hipersensibilidade a algum medicamento. Ele também funciona como terapia auxiliar em casos de doenças reumáticas e dermatopatias, além disso atua na cura de oftalmopatias, endocrinopatias, pneumopatias e hemopatias. Também atua no tratamento paliativo de leucemias e linfomas, auxilia pacientes com edema cerebral, doenças gastrointestinais em período crítico e diversas outras doenças mais graves.

para que serve dexametasona tricurioso

Leia também: Para que serve maleato de dexclorfeniramina + betametasona?

Quem não deve tomar este medicamento?

Pessoas com infecções fúngicas sistêmicas, que possuam hipersensibilidade a sulfitos ou ainda a qualquer outro componente do medicamento, além disso não deve ter administrado alguma vacina de vírus vivo. Você também deve ficar de olho nas interações medicamentosas possíveis, sempre informando seu médico sobre os remédios que toma diariamente para evitar reações indesejáveis. Para você ter ideia, até mesmo o uso de antiácidos diminui a absorção da dexametasona. Fique de olho.

Como devo tomar este medicamento?

Tudo depende do mal que acomete você, ou seja, da doença que possui. Isso porque a posologia pode variar de 0,75 a 15 mg por dia, ela também pode ser única ou acompanhada de outros medicamentos. Tudo é relativo, então procure seu médico e tire todas as dúvidas antes de começar a ministrar este remédio.

Você já havia ouvido falar neste medicamento? Comente!