Inaugurado em 2002, o Aqueduto Veluwemeer é um impressionante trabalho de arquitetura e engenharia. Esta hidrovia mede 25 metros de comprimento por 19 metros de largura e está localizada em Harderwijk, no leste da Holanda. Durante o projeto desta passagem com características únicas, os engenheiros optaram por construir uma espécie de ponte onde passam até 28.000 veículos por dia. Só que essa ponte é bem diferente das que estamos acostumados a ver, já que as águas passam pela sua estrutura superior e os carros trafegam pela parte inferior, o que lembra uma espécie de túnel.

A passagem das águas possui 3 metros de profundidade, o que permite que pequenas embarcações e outros veículos aquáticos passem com certa facilidade. Além desta passagem para barcos, existem passarelas de pedestres em ambos os lados, permitindo o tráfego de pessoas. Ao contrário das pontes levadiças ou outras estruturas rodoviárias, o design da ponte hidráulica implementado neste aqueduto permite o fluxo de tráfego constante tanto na estrada quanto na água.

a curiosa ponte na holanda que parece desafiar as leis da fisica 1

Os engenheiros provavelmente escolheram esse design fascinante para economizar dinheiro em relação a outras técnicas de passagens aquáticas. Um túnel tradicional, uma opção que muito provavelmente também deve ter sido considerada, exigiria muito tempo e dinheiro para promover o mesmo resultado final. Uma ponte rodoviária também seria outra consideração provável, mas exigiria um orçamento maior e um período de construção mais longo. Como o aqueduto em questão não precisava transportar um grande tráfego de água, os engenheiros acabaram selecionado esse projeto bastante incomum.

a curiosa ponte na holanda que parece desafiar as leis da fisica 2

A estrada que passa sob o aqueduto Veluwemeer serve para ligar a área continental da Holanda à maior ilha artificial do mundo, a província holandesa de Flevolândia. Essa ilha foi construída a partir de terras recuperadas na região e é cercada por três lagos artificiais. Flevolândia é, na verdade, composta de duas seções drenadas, Flevopolder e Noordoostpolder, que se juntam para formar a província de 970 quilômetros quadrados acima mencionada.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!