Muitos produtos usam o cacau como ingrediente básico, incluindo o aclamado chocolate do nosso dia a dia. Mas você sabia que o cacau também pode produzir uma manteiga capaz de fornecer benefícios interessantes para a nossa saúde? Além de ser comestível, essa manteiga também pode servir como um dos ingredientes mais nutritivos para se utilizar na pele e no cabelo. Como se isso não bastasse, ela tem aroma e sabor muito agradáveis, capazes de deixar uma boa impressão já na primeira utilização. Conheça a seguir alguns dos seus principais benefícios!

Previne o envelhecimento precoce da pele

A manteiga de cacau é uma excelente fonte de antioxidantes, como ácido palmítico, ácido oleico e ácido esteárico. Todos os citados são ácidos graxos essenciais, mas que também possuem propriedades antioxidantes. Comer ou aplicar a manteiga de cacau sobre a pele é uma das maneiras mais eficazes de evitar os efeitos da idade, ao mesmo tempo em que previne manchas solares, rugas e os irritantes “pés de galinha”.

quais sao os beneficios da manteiga de cacau para a saude 1

Promove a saúde dos lábios

A manteiga de cacau sempre foi considerada um verdadeiro bálsamo para os lábios, muito por conta dos seus milagrosos efeitos hidratantes. Ao utilizá-la para esse fim, você promove a criação de uma camada protetora nos lábios que pode ser muito útil contra as constantes variações de temperatura e o ressecamento causado pelo sol.

Ajuda a tratar queimaduras solares

A exposição excessiva aos raios do sol pode ser muito prejudicial, dando origem a manchas solares que até podem se transformar em graves problemas de pele. A manteiga de cacau é uma boa maneira de tratar as queimaduras solares e curá-las de uma forma natural e eficaz. Caso você tenha sofrido queimaduras solares recentes, experimente usar a manteiga de cacau nas áreas afetadas através de pequenas aplicações. Além de evitar possíveis inflamações da pele, você não precisará deixá-la exposta a produtos químicos potencialmente agressivos.

quais sao os beneficios da manteiga de cacau para a saude 2

É uma ótima fonte de energia

No geral, as manteigas naturais são ótimas fontes de energia e a manteiga de cacau é uma das melhores opções disponíveis. Ela pode adicionar as vitaminas, os ácidos graxos e os níveis de gordura necessários à sua dieta, o que mantém você satisfeito por mais tempo ao mesmo tempo em que o seu corpo produz energia, ajudando-o a permanecer mais ativo.

Combate estrias

As estrias ocorrem frequentemente como resultado da perda de gordura, gravidez ou quaisquer outras razões. A manteiga de cacau é uma ótima maneira de minimizar o aparecimento de estrias. Mesmo durante a gravidez, ela é uma maneira segura e natural de prevenir essas marcas desagradáveis. Vale destacar que muitos produtos convencionais contêm agentes químicos e aditivos que nem sempre são uma boa opção durante a gravidez, por isso a manteiga de cacau ganha pontos valiosos nesse quesito.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!