Se você frequenta farmácias e casas de produtos naturais certamente já viu a famosa cápsula da Erva-de-são-joão exposta por lá. Entretanto, você sabe se ela realmente faz bem a saúde?

A Erva-de-são-joão, cujo nome científico é Hypericum perforatum faz parte da famíila Guttiferae e é utilizada há séculos para auxiliar com seus efeitos laxantes, diuréticos, antitérmicos, cicatrizantes e analgésicos, auxiliando em nevralgias, insônia, dores de cabeça, gastrite, tétano, hemorroidas e até mesmo doenças mentais e alguns tipos de câncer. Além disso, pesquisadores afirmam que esta é uma erva extremamente poderosa no combate a depressão.

A erva é rica em óleo essencial, resinas, pectinas, flavonóides, taninos, vitamina C, fitoesteróis, catequinas, procianina, carotenos, aminoácidos e saponinas. Além disso, os protagonistas quando o assunto é benefício a saúde são a hipericina e seus fitocomplexos. Ambos possuem ação calmante e estudiosos afirmam que esta é a razão para os efeitos no combate à depressão. Entretanto, ela também possui hiperforina, o que muitos afirmam ser a causa de alguns distúrbios mentais causados pela planta. Por isso é aconselhado o uso de suas propriedades apenas no formato de cápsula, pois assim os traços de hiperforina são retirados.

erva de sao joao faz bem saude tricurioso

A erva-de-são-joão é um medicamento como qualquer outro, logo é necessário você fazer uso dele apenas sob orientação médica e com acompanhamento, assim não colocando sua vida em risco. Se o consumir de forma errada, pode causar sérios danos à sua saúde. Para você ter ideia, existem diversos relatos na literatura médica de pessoas que tiveram psicose e alucinações, ilusões ou desordens psiquiátricas após ingerir o medicamento. Cuidado.

Você já conhecia este remédio? Comente!