A Índia é um país curioso que possui inúmeras particularidades que vão da religião até seus costumes, tornando a cultura do país riquíssima. Agora, sua geografia também pode ser curiosa… Você sabia que o estado Jammu e Caxemira possui duas capitais?

Jammu e Caxemira é o estado mais setentrional da Índia, ou seja, o que fica mais ao norte. A área administrada de fato por este estado é menor do que sua pretensão de expansão, isso porque o espaço corresponde a territórios do antigo estado principesco de Jammu e Caxemira que hoje é administrado pelo Paquistão e Pela China que brigam por ele. Além disso, o estado faz fronteira com a região de Xinjang, Tibete sob ocupação chinesa e também com estados indianos de Himachal Pradexe e Oanjabe, isso além da Caxemira paquistanesa.

jammu caxemira duas capitais tricurioso 1

Jammu

jammu caxemira duas capitais tricurioso 2

Srinagar

O estado também possui 22 distritos, são eles Anantnag, Baramulla, Budgam, Srinagar, Ganderbal, Kupwara, Pulwama, Kulgam, Shopian, Bandipore, Doda, Poonch, Rajouri, Reasi, Kishtwar, Udhampur, Samba, Jammu, Ramban, Leh e Kargil. Porém, vamos a curiosidade que trouxe você até esta matéria. Jammu e Caxemira possuem duas capitais, são elas Jammu, a capital de Inverno, e Srinagar, a capital de verão. Este é um costume indiano antigo, a própria Índia (país) de 1912 a 1947 possuiu duas capitais, sendo Déli a Capital de Inverno e Simla a Capital de Verão, assim dividindo a administração pelas estações do ano.

Curioso, não é mesmo? Comente!