Quem já teve bronquite sabe o quanto é irritante e incômodo estar com a doença. Porém, você sabe o que a causa?

Para quem não sabe, a bronquite é um tipo de inflamação que ocorre nos brônquios, nossas estruturas que levam o ar até os pulmões. Ela pode ser tanto aguda quanto crônica e pode vir acompanhada de gripe ou outros problemas respiratórios. Caso você tenha os sintomas por muito tempo e em crises repetidas, procure um médico pois seu caso pode ser crônico e precisa de tratamento. Dentre os principais sintomas estão a produção de muco, tosse e falta de ar.

A Causa

A Bronquite Aguda é causada por um vírus que pode causar em simultâneo gripes e resfriados. Este vírus inicia afetando o nariz e garganta, depois se espalha pelos pulmões atingindo os brônquios, assim os inflamando e trazendo a você a terrível bronquite. Em alguns casos, bactérias também podem invadir seu sistema, o que significa que a causa da doença mudou e nestes casos, o uso de antibióticos é necessário.

o que causa bronquite tricurioso 1

Já a bronquite crônica tem como principal causa o fumo, polução, inalação de gases tóxicos e etc. Além disso, fatores alérgicos como a própria asma também podem causar a bronquite crônica. Fazem parte do grupo de risco fumantes, pessoas com baixa imunidade, idosos, crianças e bebês, pessoas expostas a agentes causadores e também quem possui refluxo gástrico.

Qual o tratamento?

Tudo depende se seu caso for agudo ou crônico. No primeiro caso, o médico provavelmente recomendará repouso, ingestão de muitos líquidos e antipiréticos para evitar as febres que são comuns do quadro. A não ser que exames demonstrem que você foi infectado por uma bactéria, antibióticos não são receitados.

Se seu caso for crônico, você precisará de medicamentos constantes para abrir suas vias aéreas e eliminar o muco, incluindo broncodilatadores inalados e também esteroides que podem ser tanto inalados quanto em comprimidos. Também existem tratamentos como a oxigenoterapia que ajudam seu corpo a respirar melhor.

Você já teve bronquite? Conte para a gente como foi nos comentários!