A natureza sabe realmente ser linda, principalmente quando conhecemos fenômenos como a bioluminescência em cupinzeiros. Porém, você sabe o que é isso e como ocorre? Vamos descobrir!

Pois bem, a bioluminescência em cupinzeiros é um tipo de fenômeno natural que acontece nas estruturas físicas de uma colônia de cupins chamada de cupinzeiro. Durante a noite é possível ver que suas pequenas fendas ganham pontos luminosos de cor esverdeada que são visíveis também no período crepuscular. Diversos pesquisadores comparam o acontecimento com o que ocorre nos prédios à noite quando todos acendemos as luzes de nossos apartamentos.

bioluminescencia em cupinzeiros tricurioso 2

Como ele acontece

Tudo se deve a pequenas larvas de uma espécie específica de vagalume que habitam esses cupinzeiros, essas larvas são bastante espertas e se escondem nas fendas atraindo insetos através de seu brilho, assim conseguindo se alimentar. O curioso é que muitos cupins de outras colônias que saem para acasalar acabam se tornando as presas das larvas brilhantes.

bioluminescencia em cupinzeiros tricurioso 1

Onde ocorre

Este é um fenômeno que ocorre apenas no Brasil, principalmente na região do Parque Nacional das Emas em Goiás, local que consiste em um espaço de conservação da flora e fauna do Cerrado brasileiro. Por lá é possível ver cupinzeiros por toda sua extensão e o belíssimo fenômeno da bioluminescência em cupinzeiros atrai inúmeros turistas de todo o mundo. Também tem sido observado que algumas colônias de cupins da região da floresta amazônica também tem apresentado o mesmo fenômeno.

Gostou do fenômeno? Comente!