Carrasco, aquela pessoa considerada sem coração, um castigador nato. Ao menos é o que diz nosso vocabulário popular. Porém, você sabe como surgiu este termo?

Carrasco era o profissional responsável por aplicar as penas de morte durante a antiguidade. Ela ele quem decepava as cabeças com machado, quem acionava a guilhotina, quem empurrava o condenado na hora do enforcamento. Era ele quem sujava as mãos em nome dos que julgavam quem vivia e quem morria.

Entretanto, a profissão ganhou este nome ainda no século XV em Lisboa, Portugal. Por lá vivia um homem chamado Belchior Nunes Carrasco que justamente executava esta tarefa que também era chamada de verdugo. Ele era muito famoso em sua cidade e aplicou centenas de vezes a pena máxima, logo todos os outros que faziam o mesmo começaram a ser chamados também de Carrasco, fazendo a associação de Belchior com sua profissão.

Carrasco

Leia também: Coreomania: Fenômeno social fez pessoas dançarem até a exaustão

O nome soou tão bem e as pessoas adotaram tantas vezes ele na época que ele logo se espalhou não apenas por Portugal como veio para o Brasil na época da colonização e é utilizado até os dias de hoje.

Bizarro, não é mesmo? Comente!