Os castores são alguns dos maiores roedores do mundo. Eles possuem peles densas, uma cauda achatada e pés com membranas que os ajudam a viver confortavelmente tanto fora quanto dentro da água. Mas a principal característica que os tornam famosos é a excepcional habilidade em construção, já que eles constroem represas no seu ecossistema. Mas afinal, por que os castores constroem tantas represas?

A razão mais significativa por trás da construção de barragens por parte dos castores é a indisponibilidade de um habitat adequado. Quando seu ambiente não preenche todos os seus requisitos, eles resolvem construir uma represa para criar um “lar perfeito” para eles. Esses animais também podem fazer pequenas barragens para garantir medidas de segurança em torno deles. Muitos castores se sentem sãos e salvos se houver água à sua volta, já que isso dificulta o acesso dos predadores ao seu lar. Outro fator importante por trás da construção de uma represa é armazenar o suprimento de água dentro de seu ecossistema. Essas represas fornecem lagoas mais profundas que também ajudam no acesso rápido e eficiente aos recursos alimentares durante os meses mais frios do ano, especialmente durante o inverno.

por que os castores constroem represas 1

Os castores geralmente preferem criar represas em áreas de águas rasas e de fluxo lento, em vez de construí-las em locais de águas profundas que fluem rapidamente. O motivo em questão é parar o bloqueio do ponto de entrada através do gelo durante o inverno e também porque eles precisam de um corpo de água grande o suficiente para protegê-los de seus predadores.

Depois de encontrar um local adequado, esses animais buscam coletar cascas de árvores e galhos de fontes próximas para fazê-las cair em água corrente e bloquear seu caminho, resultando na criação de pequenas represas. Normalmente, eles primeiro fazem postes que servem como colunas de sustentação. Depois, com a ajuda de galhos e cascas, fazem uma estrutura horizontal em ziguezague. Para apoiar ainda mais essa estrutura básica, eles usam pedras, folhas, gramíneas, galhos, ramos e qualquer outra coisa que esteja prontamente disponível. As barragens de castores podem apresentar 1,5 m de altura e mais de 100 m de comprimento, além de 1,8 m de profundidade.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!