Curiosidades, História

Quando a Casa Branca foi construída?

Quando a Casa Branca foi construída?

A Casa Branca é uma presença constante, desde que nasci pelo menos ouço falar no importante centro político dos Estados Unidos. Entretanto, você sabe quando ela foi construída?

A Casa Branca teve sua construção iniciada logo depois da criação do Distrito de Colúmbia através de um Ato do Congresso em Dezembro de 1790. O presidente George Washington em união com o planejador urbano Pierre L’Enfant foram os responsáveis por escolher a localização, já a arquitetura da casa em si foi escolhida através de uma competição onde até mesmo Thomas Jefferson – anonimamente – participou.

George Washington viajou para a nova capital do país em 16 de junho de 1792 para fazer seu juramento e fez uma breve análise das 9 propostas, selecionando rapidamente a proposta do irlandês James Hoban. Dizem que além do selecionado, os outros planos eram muito simplistas e deselegantes, torando a escolha de Washington fácil. Entretanto, ele não ficou plenamente satisfeito com as ideias de Hoban pois acreditava que a casa era muito pequena, sem muitos ornamentos e pouco digna para um presidente. Assim, a planta foi ampliada em 30%, acrescentando uma galeria de recepção (atual Sala Este) que provavelmente foi inspirada na grande sala de recepção de Mount Vermon.

Para sua criação, Hoban se baseou no Leinster House, um palácio de Dublin onde hoje funciona duas câmaras de Oireachtas, o Parlamento irlandês. A construção da Casa Branca se iniciou com o posicionamento da pedra angulada em 13 de outubro de 1792, os poios principais da casa foram escavados por escravos assim como a fundação, já o restante foi feito por imigrantes ainda sem cidadania.

Imigrantes escoceses foram os responsáveis por erguer as paredes de arenito e por fazer algumas decorações como grinaldas em alto relevo na entrada Norte e o padrão escama de peixe nas janelas, já trabalhos com tijolo e reboco foram trabalho de irlandeses e italianos. A construção levou oito anos para ficar pronta e custou na época cerca de US$232 mil dólares, sendo inaugurada em 1 de novembro de 1800. Quando concluído, as paredes de arenito foram revestidos por cal, grude, caseína e chumbo, assim tornando-a branca e a nomeando.

Incrível, não é mesmo? Comente!

Leia Também: