A Casa Branca é uma presença constante, desde que nasci pelo menos ouço falar no importante centro político dos Estados Unidos. Entretanto, você sabe quando ela foi construída?

A Casa Branca teve sua construção iniciada logo depois da criação do Distrito de Colúmbia através de um Ato do Congresso em Dezembro de 1790. O presidente George Washington em união com o planejador urbano Pierre L’Enfant foram os responsáveis por escolher a localização, já a arquitetura da casa em si foi escolhida através de uma competição onde até mesmo Thomas Jefferson – anonimamente – participou.

George Washington viajou para a nova capital do país em 16 de junho de 1792 para fazer seu juramento e fez uma breve análise das 9 propostas, selecionando rapidamente a proposta do irlandês James Hoban. Dizem que além do selecionado, os outros planos eram muito simplistas e deselegantes, torando a escolha de Washington fácil. Entretanto, ele não ficou plenamente satisfeito com as ideias de Hoban pois acreditava que a casa era muito pequena, sem muitos ornamentos e pouco digna para um presidente. Assim, a planta foi ampliada em 30%, acrescentando uma galeria de recepção (atual Sala Este) que provavelmente foi inspirada na grande sala de recepção de Mount Vermon.

quando foi construida casa branca tricurioso 1

Para sua criação, Hoban se baseou no Leinster House, um palácio de Dublin onde hoje funciona duas câmaras de Oireachtas, o Parlamento irlandês. A construção da Casa Branca se iniciou com o posicionamento da pedra angulada em 13 de outubro de 1792, os poios principais da casa foram escavados por escravos assim como a fundação, já o restante foi feito por imigrantes ainda sem cidadania.

Imigrantes escoceses foram os responsáveis por erguer as paredes de arenito e por fazer algumas decorações como grinaldas em alto relevo na entrada Norte e o padrão escama de peixe nas janelas, já trabalhos com tijolo e reboco foram trabalho de irlandeses e italianos. A construção levou oito anos para ficar pronta e custou na época cerca de US$232 mil dólares, sendo inaugurada em 1 de novembro de 1800. Quando concluído, as paredes de arenito foram revestidos por cal, grude, caseína e chumbo, assim tornando-a branca e a nomeando.

Incrível, não é mesmo? Comente!