Sabrage: você já ouviu essa palavra alguma vez? Sabrage é uma técnica francesa de abrir espumantes utilizando o Sabre, uma espada. Você já tinha ouvido falar nisso? Hoje você vai descobrir um pouco mais sobre essa história. Vem que eu te conto!

Quando surgiu o Sabrage?

Segundo  a história, essa técnica data do século 18 e era muito utilizada por Napoleão Bonaparte. O general, junto de seus soldados, costumava celebrar as conquistas com garrafas de champanhe, que ele e os soldados abriam com seus sabres. Os sabres eram espadas com lâminas curvadas.

sabrage tri curioso

Esse costume ficou muito popular, tanto que deixou de ser praticado somente nas comemorações militares. Os civis passaram a adotar o Sabrage em suas próprias comemorações.

O Sabrage hoje

Com o passar dos anos, o ritual se popularizou e passou a ser realizado pela população em diversas comemorações. Hoje o Ritual do Sabrage não é tão popular e conhecido, sendo utilizado apenas em ocasiões especiais, como solenidades em locais luxuosos.

sabrage tri curioso2 1

Leia também: Por que existe um copo específico para cada tipo de bebida? 

Como Sabrar um espumante?

Ficou curioso? Vamos te ensinar o passo-a-passo para fazer seu Ritual de Sabrage.

O primeiro passo é adquirir um sabre. Ele é um pouco caro, mas é fácil de ser encontrado em lojas de vinhos e lojas de artigos para casa e cozinha. O sabre não é afiado, as lâminas são cegas e sem pontas, pois a abertura da garrafa se dá pelo impacto.

A garrafa de champanhe deve estar bem gelada, devendo ser mantida por algumas horas em uma geladeira ou balde de gelo.

Em seguida deve ser removida a cápsula e a gaiola da garrafa. Com cuidado para não estourar a rolha.sabragem tri curioso

Segure firme a garrafa com uma mão, deixe ela levemente inclinada para frente e para cima.

Com a outra mão segure o sabre e com um golpe firme deslize a lâmina contra o gargalo da garrafa para que ele se rompa. Então é só servir e beber. A alta pressão interna da garrafa impede que entrem fragmentos de vidro nela.

Você conhecia essa técnica de abrir champanhe? Conta pra nós!