Curiosidades

Você sabe o que é o Ritual do Sabrage?

Você sabe o que é o Ritual do Sabrage?

Sabrage: você já ouviu essa palavra alguma vez? Sabrage é uma técnica francesa de abrir espumantes utilizando o Sabre, uma espada. Você já tinha ouvido falar nisso? Hoje você vai descobrir um pouco mais sobre essa história. Vem que eu te conto!

Quando surgiu o Sabrage?

Segundo  a história, essa técnica data do século 18 e era muito utilizada por Napoleão Bonaparte. O general, junto de seus soldados, costumava celebrar as conquistas com garrafas de champanhe, que ele e os soldados abriam com seus sabres. Os sabres eram espadas com lâminas curvadas.

Esse costume ficou muito popular, tanto que deixou de ser praticado somente nas comemorações militares. Os civis passaram a adotar o Sabrage em suas próprias comemorações.

O Sabrage hoje

Com o passar dos anos, o ritual se popularizou e passou a ser realizado pela população em diversas comemorações. Hoje o Ritual do Sabrage não é tão popular e conhecido, sendo utilizado apenas em ocasiões especiais, como solenidades em locais luxuosos.

Leia também: Por que existe um copo específico para cada tipo de bebida? 

Como Sabrar um espumante?

Ficou curioso? Vamos te ensinar o passo-a-passo para fazer seu Ritual de Sabrage.

O primeiro passo é adquirir um sabre. Ele é um pouco caro, mas é fácil de ser encontrado em lojas de vinhos e lojas de artigos para casa e cozinha. O sabre não é afiado, as lâminas são cegas e sem pontas, pois a abertura da garrafa se dá pelo impacto.

A garrafa de champanhe deve estar bem gelada, devendo ser mantida por algumas horas em uma geladeira ou balde de gelo.

Em seguida deve ser removida a cápsula e a gaiola da garrafa. Com cuidado para não estourar a rolha.

Segure firme a garrafa com uma mão, deixe ela levemente inclinada para frente e para cima.

Com a outra mão segure o sabre e com um golpe firme deslize a lâmina contra o gargalo da garrafa para que ele se rompa. Então é só servir e beber. A alta pressão interna da garrafa impede que entrem fragmentos de vidro nela.

Você conhecia essa técnica de abrir champanhe? Conta pra nós!

Leia Também: