Os seres vivos, no geral, sempre afetam o ambiente em que vivem de várias maneiras diferentes. Alguns organismos são destrutivos para o ecossistema, enquanto outros contribuem positivamente para o seu desenvolvimento. No entanto, existem certos organismos que criam, modificam, destroem ou mantêm um habitat em que vivem de uma forma bem mais notável do que os outros. Estes são conhecidos como “engenheiros do ecossistema”.

Os engenheiros do ecossistema podem desempenhar um grande impacto na riqueza e na heterogeneidade de espécies da paisagem de uma determinada área. Por causa disso, eles muitas vezes são os maiores responsáveis em manter a saúde e a estabilidade do meio em que vivem. No entanto, como todos os organismos contribuem para a modificação de seu ambiente de uma forma ou de outra, o termo “engenheiro do ecossistema” costuma ser usado apenas para descrever espécies-chave que desempenham um papel realmente crucial na manutenção do meio ambiente, afetando todos os outros organismos da comunidade.

voce sabe o que sao engenheiros do ecossistema 1

Castores são ótimos exemplos de engenheiros do ecossistema.

Os castores costumam ser os engenheiros do ecossistema mais citados, já que eles alteram extensivamente o seu ecossistema através de um processo de corte de madeiras e represamento. Para se ter uma ideia, a criação de represas por parte dos castores altera diretamente a distribuição e a abundância dos organismos na área. Certos tipos de lagartas também são bons exemplos de engenheiros do ecossistema, já que, ao criar um abrigo de folhas, elas também criam um abrigo para outros organismos que podem interagir com elas simultaneamente. Até mesmo as aves que fazem buracos em árvores também acabam criando lares para outros organismos, consequentemente mudando o ecossistema ao seu redor.

Vale destacar que os seres humanos também podem ser considerados engenheiros do ecossistema. As atividades humanas sempre contribuíram para a construção de vários nichos que sempre alteraram a comunidade biológica como um todo. Atividades como agricultura, mineração, extração de madeira, entre outras, mudaram significativamente a forma como os seres humanos e até outros animais interagem com o meio ambiente.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!