O silêncio faz parte das nossas vidas em poucos momentos, é praticamente impossível passar um grande tempo em um ambiente sem algum barulho, isso porque tudo o que está a nossa volta pode de alguma forma emitir som. Recentemente saiu na Netflix o filme “The Silence“, inclusive tem uma análise dele aqui no site. No longa todas as pessoas devem fazer total silêncio, lembrando disso bateu uma curiosidade de saber qual o lugar mais silencioso do mundo, você já quis saber ou ainda quer? Vamos descobrir agora mesmo!

Você deve imaginar que o local mais silencioso do mundo deve ser em alguma montanha, penhasco ou região bem distante, não é mesmo? Bom, pode até ser um pouco distante para nós que estamos no Brasil, mas o lugar fica nos Estados Unidos, mais precisamente em Minneapolis. O local se chama Anechoic Chamber, ou “Câmara sem eco” em português. A câmara fica dentro do laboratório Orfield e é revestida por vidros acústicos que tem 3,3 metros de espessura, paredes duplas de aço e mais 30 centímetros de concreto. Tudo isso faz com que a sala consiga absorver 99,99% de som.

lugar mais silencioso tricurioso

Não pense que ficar dentro dessa sala será só tranquilidade, pois passar muito tempo nela pode ser muito prejudicial para o corpo humano. Se alguém passar mais de 30 minutos dentro dela, o sistema motor começa a passar por anormalidades, além da pessoa começar a ter alucinações pela falta de barulho. Segundo Steven Orfield, criador da sala:

“Você pode ouvir seu coração bater, escutar seu estômago reclamando alto e, outras vezes, ouvir até os seus pulmões”

Uma experiência pra lá de estranha, não acha? Mas essa não é a finalidade da sala, ela serve para testar o nível de barulho de produtos de várias empresas, para que quando começarem a ser comercializados, não sejam prejudiciais para a audição.

Já pensou em entrar numa sala dessa? Comenta aqui o que achou e não esquece de compartilhar!