Curiosidades

Qual o lugar mais silencioso do mundo?

Qual o lugar mais silencioso do mundo?

O silêncio faz parte das nossas vidas em poucos momentos, é praticamente impossível passar um grande tempo em um ambiente sem algum barulho, isso porque tudo o que está a nossa volta pode de alguma forma emitir som. Recentemente saiu na Netflix o filme “The Silence“, inclusive tem uma análise dele aqui no site. No longa todas as pessoas devem fazer total silêncio, lembrando disso bateu uma curiosidade de saber qual o lugar mais silencioso do mundo, você já quis saber ou ainda quer? Vamos descobrir agora mesmo!

Caneca para Presente

Você deve imaginar que o local mais silencioso do mundo deve ser em alguma montanha, penhasco ou região bem distante, não é mesmo? Bom, pode até ser um pouco distante para nós que estamos no Brasil, mas o lugar fica nos Estados Unidos, mais precisamente em Minneapolis. O local se chama Anechoic Chamber, ou “Câmara sem eco” em português. A câmara fica dentro do laboratório Orfield e é revestida por vidros acústicos que tem 3,3 metros de espessura, paredes duplas de aço e mais 30 centímetros de concreto. Tudo isso faz com que a sala consiga absorver 99,99% de som.

Não pense que ficar dentro dessa sala será só tranquilidade, pois passar muito tempo nela pode ser muito prejudicial para o corpo humano. Se alguém passar mais de 30 minutos dentro dela, o sistema motor começa a passar por anormalidades, além da pessoa começar a ter alucinações pela falta de barulho. Segundo Steven Orfield, criador da sala:

“Você pode ouvir seu coração bater, escutar seu estômago reclamando alto e, outras vezes, ouvir até os seus pulmões”

Caneca para Presente

Uma experiência pra lá de estranha, não acha? Mas essa não é a finalidade da sala, ela serve para testar o nível de barulho de produtos de várias empresas, para que quando começarem a ser comercializados, não sejam prejudiciais para a audição.

Já pensou em entrar numa sala dessa? Comenta aqui o que achou e não esquece de compartilhar!

Você também pode gostar de