Você provavelmente já ouviu durante toda a sua vida alguém falar algo do tipo como “comer doces vai apodrecer seus dentes” ou “açúcar em excesso vai provocar cáries”, ou seja, é do conhecimento comum que o açúcar é ruim para os dentes. Só que, no final das contas, ele não é o único culpado nessa história. Na verdade, as cáries são frutos de uma cadeia de eventos que ocorre dentro da nossa boca.

Apesar de uma dieta rica em açúcar realmente promover a formação de cáries (assim como outros problemas, como a obesidade), o açúcar em si não é o verdadeiro culpado por trás da cárie dentária. As cáries são formadas quando as bactérias que vivem na boca digerem restos de carboidratos deixados nos dentes depois que você come. Esses detritos podem incluir os açúcares refinados encontrados em biscoitos, doces e outras guloseimas, mas também podem ser provenientes de alimentos saudáveis, como grãos integrais, vegetais e frutas. Isso porque, ao digerir esses carboidratos, as bactérias em sua boca produzem um ácido que combina com a saliva para formar aquela coisa desagradável que seu dentista muito provavelmente já mencionou várias vezes: a placa bacteriana.

o acucar realmente provoca caries nos dentes 1

É a placa bacteriana (e não o açúcar) que provoca à cárie dentária. A placa começa a se acumular após cada refeição e, se não for escovada frequentemente, pode corroer o esmalte externo e duro dos dentes, resultando na formação de pequenos orifícios na superfície do dente. Esses buracos marcam o primeiro estágio da formação da cárie. Eventualmente, o ácido e as bactérias na placa também podem se proliferar através das outras camadas dos dentes, atingindo nervos e vasos sanguíneos. Consequentemente, isso pode causar dores de dente, sensibilidade, dor ao comer e abscessos na boca.

No final das contas, o açúcar é apenas um dos muitos carboidratos que podem levar você para a cadeira do dentista. Até mesmo comer ou beber alimentos altamente ácidos (ainda que sejam saudáveis como as frutas cítricas) pode causar a cárie dentária se a higiene bucal não for mantida adequadamente. Por isso, não deixe de escovar os seus dentes após as refeições e lembre-se de visitar o seu dentista com frequência. Essas dicas parecem clichê, mas são realmente importantes para deixar a sua boca saudável e livre de qualquer tipo de incômodo.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!