Voltando aos procedimentos estéticos, hoje vamos conhecer o queridinho de qualquer clínica de estética: o peeling.

O peeling é um tipo de procedimento que remove as camadas superficiais da pele, assim destruindo de forma controlada toda a epiderme e derme, assim esfoliando e removendo lesões superficiais, após a pele se regenera, formando um novo tecido dérmico e epidérmico. Esse processo de renovação da pele promove também a produção de colágeno, assim aumentando a firmeza da pele. Além disso, o peeling é capaz de rejuvenescer, retirar manchas de pele, amenizar cicatrizes de acne e também a flacidez.

Como é realizado?

Existem diversas técnicas para a retirada desta camada superficial da pele. Existe o peeling físico onde é feita a esfoliação da pele, assim causando a dermoabrasão. Neste método se encaixam o de diamante, de cristal e microdermoabrasão. Existe também o método químico que é realizado com ácidos que agridem a pele e a fazem descamar, são utilizados ácidos hialurônicos, glicólicos ou retinólitos.

o que e peeling tricurioso 1

Existe também o método biológico que é um tanto questionável e no Brasil não possui aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), ele é realizado através do uso de enzimas de frutas. Já o método à laser é bastante pedido, é realizado com aparelhos laser de 1064nm que aquecem a pele de dentro para fora, assim estimulando a troca celular sem irritar ou descamar a pele. Por último existe o peeling vegetal que é realizado de forma natural através de um vegetal, entretanto este é o método mais superficial do mercado.

Quem não deve fazer?

Pessoas que não possuem uma boa foto-proteção, que tenham tido isotretinoína nos últimos seis meses, que usem anticoncepcionais orais, tetraciclinas ou ainda corticoides que interfiram no processo inflamatório, podendo causar inflamações após o procedimento. Além disso, pessoas que possuam doenças que afetem a produção de colágeno como lúpus ou dermatomiosite também não devem realizar o peeling.

Já realizou este procedimento alguma fez? Conte pra gente como foi!