Nunca antes havia ouvido falar sobre este curioso tubérculo, porém ele tem ganhado certo destaque entre o meio fitness e hoje eu vim trazer seus benefícios para a saúde. Vamos lá?

A maca peruana é um tipo de tubérculo original da Cordilheira dos Andes, ela é bem parecida com um rabanete e tem tido destaque por seus benefícios a saúde e capacidade de auxiliar no emagrecimento e ainda aumentar o libido. Veja os benefícios em detalhes:

Benefícios da maca peruana

Libido aumentado

Estudos afirmam que ingerir maca peruana aumenta seu desejo, reduz os níveis de estresse e também de ansiedade. Além disso, uma pesquisa realizada pela Universidad Peruana Cayetano Heredia comprovou que o tubérculo aumenta a quantia de sêmen, a contagem de espermatozoides e também a motilidade espermática.

Auxílio no emagrecimento

Tubérculos em geral possuem uma grande quantia de carboidratos e no caso da maca peruana não é diferente já que 59% de sua composição é justamente de carboidratos. Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, eles são muito importantes em uma dieta equilibrada já que aumentam a sensação de saciedade, além disso a maca peruana é rica em fibras.

Diabetes combatida

O tubérculo é muito eficiente na prevenção da diabetes já que diminui a velocidade de absorção de glicose pelo corpo em função de seu alto teor de fibras, além disso ele inibe a ação de uma enzima digestiva, evitando a grande liberação de insulina de uma só vez.

beneficios maca peruana saude tricurioso 1

Coração protegido

A maca peruana é conhecida por ser rica em ômega 3 que possui um excelente efeito vasodilatador e regulador do colesterol. Ela também possui ômega 9 que também atua diretamente no colesterol, diminuindo o LDL e aumentando o HDL. Por último, seus aminoácidos são excelentes para controlar as células de gordura e também as causadoras de hipertensão.

Osteoporose também já era

Quando as mulheres chegam a menopausa a produção de estrogênio diminui e é ele quem protege os ossos, o que pode causar osteoporose. Entretanto, a maca peruana é capaz de prevenir a doença graças a sua grande quantia de cálcio.

Tratamento natural para anemia

A maca peruana é rica em ferro, o que ajuda muito no controle da anemia já que 100 g do tubérculo possui 16.6 mg de ferro e a necessidade diária varia de 8 a 11 mg.

Já conhecia a maca peruana? Comente!