Os animais deste nosso mundo podem ser extremamente extraordinários, cada um com seu metabolismo, forma de viver e se alimentar que surpreendem. É o caso do Proteus, um anfíbio cego que pode viver até 10 anos sem comida!

O proteus (proteus anguinus) é um tipo de anfíbio cego que vive nas águas subterrâneas das cavernas do sul da Europa. Ele vive em águas que fluem abaixo do solo, nas bacias onde a água flui por meio das pedras, sendo principalmente encontrados próximos a Trieste, Itália, sul da Eslovênia, sudoeste da Croácia e Herzegóvina. Ele é a única espécie de seu gênero e muitas vezes é chamado de peixe humano devido a cor semelhante a da pele caucasiana predominante na Europa. Também é chamado de salamandra das cavernas ou salamandra branca.

Ele vive na completa escuridão, tendo olhos subdesenvolvidos que os tornam cegos, entretanto seus outros sentidos como olfato e audição são muito aguçados. Na sua pele não existe nenhuma pigmentação e ao contrário de grande parte dos anfíbios, o proteus é exclusivamente aquático, ele come, dorme e se reproduz sob a água, isso os faz manter características larvares como brânquias externas. Agora, vamos falar sobre sua alimentação.

proteus vive dez anos sem comer tricurioso 1

O proteus é um animal predador e se alimenta principalmente de pequenos caranguejos, caracóis e insetos, ele não mastiga sua comida e a engole inteira. Em função de seu habitat subterrâneo, ele é capaz de passar longos períodos sem comer e além disso, é capaz de consumir grandes quantias de comida de uma vez só, assim guardando os nutrientes em grandes depósitos de lipídios e glicogênio no fígado. Ou seja, quando não há comida, ele reduz sua atividade e também seu metabolismo e se alimenta dessas reservas. Em casos extremos, ele é capaz de reabsorver seus próprios tecidos. Testes controlados comprovaram que um proteus pode viver até 10 anos sem comida. Uma década inteira, já pensou?

Bizarro, não é mesmo? Comente!