A versatilidade do bicarbonato de sódio é incrível. Embora muitos usem esse composto químico apenas durante procedimentos de cozimento ocasionais, ele promove benefícios para a saúde comprovados cientificamente. Uma das principais vantagens do bicarbonato de sódio é a sua natureza de bases alcalinas, que podem ajudar o corpo a recuperar o seu equilíbrio natural. Que tal conhecer alguns dos seus principais benefícios?

É um antiácido eficaz

Sendo um composto alcalino, o bicarbonato de sódio é extremamente eficaz para neutralizar o ácido no estômago. Isso faz com que seja uma opção excelente para quem sofre de azia, indigestão ou outros casos associados à secreção ácida. O bicarbonato de sódio também pode ajudar na recuperação das úlceras pépticas, já que é necessário reduzir o ácido antes de ocorrer a cura.

conheca alguns beneficios surpreendentes do bicarbonato de sodio para a saude 1

Pode reduzir a formação de pedra nos rins

Os cálculos renais são dolorosos e muitas vezes exigem até remoção cirúrgica. No entanto, nem todas as pedras nos rins são as mesmas. Dependendo da causa exata do surgimento da pedra, o bicarbonato de sódio pode promover a remoção do material que causou a sua formação, ou pode ajudar na degradação das pedras formadas.

Pode ajudar a acelerar a cura de úlceras orais

As úlceras orais, também conhecidas como aftas, são pequenas protuberâncias extremamente dolorosas que surgem ao longo da linha da gengiva como aberturas cruas no revestimento da boca. Elas levam dias para serem curadas, mas a simples aplicação de bicarbonato de sódio como uma pasta pode acelerar bastante o processo de cura, já que uma das chaves é minimizar a contaminação bacteriana. A contaminação bacteriana torna as lesões maiores, mais dolorosas e mais difíceis de cicatrizar. A natureza básica do bicarbonato mata bactérias e protege a delicada membrana que reveste a boca. Aplique várias vezes durante o dia e espere obter os resultados!

conheca alguns beneficios surpreendentes do bicarbonato de sodio para a saude 2

Pode ser usado como um hidratante

Aqueles que estão familiarizados com cosméticos podem já ter ouvido a palavra “emoliente”, mas nunca entenderam completamente o seu significado. Simplificando, um emoliente tem a propriedade de suavizar a pele, as solas dos pés ou as mãos, agindo como um hidratante. Você pode aplicar bicarbonato de sódio como uma pasta, misturando-o com um pouco de água para formar uma consistência espessa, esfregando em um movimento circulares na região desejada. Lave depois de 30 minutos e aguarde os resultados!

Ajuda a prevenir inflamações

A inclusão do bicarbonato de sódio como parte de uma dieta anti-inflamatória é uma excelente ideia, já que muitas condições inflamatórias ocorrem através de estados ácidos alterados. Os surtos de gota, por exemplo, são precipitados por um acúmulo de níveis de ácido úrico. O bicarbonato de sódio pode amortecer ativamente esse acúmulo e trazer alívio para o seu corpo.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!