Curiosidades, Saúde

Arruda faz bem à saúde?

A arruda é aquela planta que toda mãe tem plantada no fundo do pátio, seu cheiro é inconfundível e por séculos é utilizada como planta medicinal. Vamos conhecer mais sobre ela?

Esta planta tão cheirosa é rica em rutina, substância capaz de aumentar a resistência dos vasos sanguíneos. Além disso, ela facilita a absorção da vitamina C que também está presente na arruda, assim melhorando sua imunidade. Seu óleo essencial é rico em undecanona, metilnonilcetona e metilheptilcetona, todos com efeito calmante. Por ultimo, a planta possui quercetina que possui propriedades analgésicas e psoranelo, que ajuda em casos de psoríase e vitiligo. Além disso, há alantoína que ajuda na cicatrização.

Benefícios

Ajuda no controle da ansiedade

Esta é uma planta excelente para isso, principalmente seu óleo essencial que possui substâncias poderosas que quando aspiradas promovem a calma e diminuem a ansiedade.

Excelente contra varizes

Em função de sua quantia de rutina, ela é ótima para fortalecer seus vasos sanguíneos assim evitando rupturas e por sua vez, as tão odiadas varizes. Entretanto, para aproveitar este benefício é preciso utilizar de forma tópica.

Chega de dores

Sua propriedade analgésica é muito utilizada para o tratamento de dores de cabeça, além disso suas propriedades calmantes ajudam a relaxar o cérebro e fazer a dor ir embora.

ATENÇÃO

Poucos sabem, porém você não deve consumir mais do que 30mg de arruda diariamente, além disso mulheres grávidas e amamentando não podem utiliza-la também. Em função de sua quantia limitada, JAMAIS tome chás, sucos ou outros alimentos com arruda. Caso você faça o consumo em excesso pode ter vômito, sonolência, convulsões e fortes hemorragias. É importante consumir a planta apenas sob orientação médica. Só para você ter ideia, estudos já comprovaram que a ingestão oral de 400 ml por kg pode ser fatal, causando hemorragias nas glândulas adrenais, rim e fígado.

Bizarro, não é mesmo? Comente!

Leia Também: