Todo mundo já sabe que o Sol é uma enorme estrela localizada no centro do sistema solar, sendo responsável por gerar o calor e a luz que sustentam a vida na Terra. Consequentemente, todos nós também já sabemos que o Sol e absurdamente quente, mas você saberia dizer qual é a sua temperatura? É isso o que vamos explorar ao longo desse post!

Bem, para início de conversa, é preciso deixar claro que a resposta é diferente para cada parte do Sol. Por ser disposto em camadas, o Sol possui temperaturas que variam de acordo com a região solar em questão, sendo geralmente mais quente em seu centro e mais frio em suas camadas externas. No centro do Sol, a gravidade pode gerar uma pressão tão intensa que as temperaturas locais podem chegar a incríveis 15 milhões de graus Celsius! Isso gera a fusão nuclear responsável pela energia da estrela.

qual e a temperatura do sol 1

Vale destacar que essa energia é irradiada para fora na zona radiativa interna do Sol, que não tem calor e pressão para causar a fusão. Nessa zona, as temperaturas caem de 7 milhões para 2 milhões de graus Celsius. Na próxima zona, chamada zona de convecção, as bolhas de plasma transportam calor para a superfície. Esta zona atinge cerca de 2 milhões de graus Celsius.

Em seguida, a energia atinge a superfície do Sol, também chamada de “fotosfera”, produzindo a luz visível da Terra. Nessa região, a temperatura cai bastante, chegando a “apenas 5.500 graus Celsius. No entanto, existe um porém nessa história. Por razões desconhecidas, as temperaturas tendem a subir novamente na sua atmosfera, chegando a 2 milhões de graus Celsius na coroa mais externa da estrela. Ou seja, o negócio é realmente quente!

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!