Nosso planeta é lar de vários tipos de lagartixas. Talvez você já tenha visto uma escalando a parede, correndo pela grama ou caçando algum inseto por aí. No entanto, o que mais chama a atenção nas lagartixas são as suas caudas, ​​que muitas vezes simplesmente se soltam e curiosamente voltam a crescer depois. Mas afinal, por que isso acontece?

A principal razão pela qual as lagartixas “perdem o rabo” tem a ver com uma simples questão de defesa. Quando uma lagartixa solta a sua cauda, ​​esta ainda fica girando e balançando no chão, o que por sua vez acaba distraindo o predador e promove bastante tempo para que a lagartixa escape. Isso acontece porque os nervos do rabo ainda ficam se comunicando uns com os outros. De fato, em alguns casos a cauda pode continuar a se mexer por mais de meia hora!

por que as lagartixas perdem o rabo 1

No entanto, é importante destacar que, quando a cauda da lagartixa cresce, ela se torna um pouco diferente da que existia antes. Em vez de uma cauda feita de ossos, a nova cauda é muitas vezes feita de cartilagens, a mesma coisa que você pode encontrar no seu nariz e nas suas orelhas. Pode levar algum tempo até que a cartilagem se forme também. Muitas espécies de lagartixa contam com uma cauda de apenas quatro centímetros de comprimento, mas que leva cerca de dois meses para crescer totalmente. Além disso, boa parte das lagartixas só podem perder a cauda por um determinado número de vezes antes que não consigam mais recuperá-las.

Vale destacar que algumas lagartixas também usam suas caudas como uma espécie de hélice para ajudá-las a se mover em locais com uma grande presença de água. As caudas também podem ser úteis para o equilíbrio. Mas apesar de todas essas vantagens, o simples fato de abandoná-la em determinadas ocasiões pode realmente salvar a vida desses animais.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!