A história tem cada coisa engraçada que chega a ser praticamente impossível ficar sabendo de todos os fatos curiosos. Você sabia que Roma teve um senador que era um cavalo? Seu nome era Incitatus!

Roma teve um imperador chamado Caio Júlio César Augusto Germânico, mais conhecido como Calígula. Este imperador reinou de 16 de março de 37 d.C até 24 de janeiro de 41 quando foi assassinado. Ele foi o terceiro imperador romano e era membro da dinastia júlio-claudiana que foi instituída por Augusto. Ele era extremamente extravagante, cruel e pervertido, seu assassinato foi fruto da ação da guarda pretoriana, ele tinha 28 anos na época. Calígula significa botinhas e foi imposta pelos soldados das legiões de seu pai que achavam muito engraçado vê-lo mascarado de legionário enquanto utilizava ‘botinhas’ (calígas – sandálias militares).

Calígula tinha um cavalo ao qual era aficionado, seu nome era Incitatus. Incitatus era um cavalo de corrida que foi trazido ao imperador da Hispânia onde, naquele período, Roma trazia cerca de 10 mil cavalos todos os anos. O escritor Suetónio escreveu para registro histórico uma biografia o jovem imperador Calígula para que todos conhecessem suas proezas. Dentre elas estavam os cuidados com Incitatus que possuía cerca de 18 criados pessoais.

incitatus cavalo senador roma caligula tricurioso

Ele possuía um belíssimo colar de pedras preciosas que ficava sempre em seu pescoço, o deixando ainda mais belo. na hora de dormir, ele era envolto de mantas cor púrpura, tom que na época era destinado apenas aos trajes imperiais, ou seja, apenas a realeza poderia usar a cor. O cavalo real também possui uma estátua em tamanho real feita inteiramente de mármore com um belíssimo pedestal em marfim. Este deve com certeza ter sido o cavalo mais paparicado de toda a história! O amor por ele era tamanho que ele foi nomeado senador! Isso mesmo, ele fez parte do rol dos senadores de Roma e Calígula cogitou a hipótese de torna-lo cônsul e sacerdote! Felizmente ou infelizmente, dependendo do ponto de vista, ele foi morto antes disso e Incitatus terminou sua carreira política só como senador mesmo.

Curioso, não é mesmo? Comente!