O Oscar é uma cerimônia quase centenária realizada todos os anos que visa premiar os melhores profissionais do cinema por seus mais recentes trabalhos. Pensando neste prêmio, será que um ator pode receber duas nomeações por mesmo papel?

Olha, já pôde. Foi Barry Fitzgerald quem realizou a proeza de ter duas nomeações ao Oscar em 1945 quando foi premiado com o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação em O Bom Pastor. Além disso, ele também foi nomeado para o prêmio de Oscar de Melhor Ator pelo mesmo papel, sendo na história o único profissional das artes cênicas a receber duas nomeações por um mesmo trabalho. Nesta época, as regras ainda não estavam tão bem definidas e acabaram precisando ser revistas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas que agora não permitem mais que um único ator ou atriz receba várias nomeações por um mesmo trabalho.

duas nomeacoes oscar ator tricurioso 1

Barry Fitzgerald com sua estatueta de Melhor Ator Coadjuvante por Um Bom Pastor ao lado de Ingrid Bergman, Melhor Atriz por Gaslight, e Bing Crosby, melhor ator por Um Bom Pastor.

Barry Fitzgerald foi um grande ator de sua geração, nascido em Dublin em 10 de março de 1888 ele atuou em dezenas de filmes. Ele trabalhou até o ano em que faleceu aos 72 anos, isso ocorreu também em Dublin no dia 14 de janeiro de 1961. Dentre seus papeis de destaque estão O Bom Pastor de 1944 que era uma comédia musical dirigida por Leo McCarey. Seu ultimo trabalho foi Cradle of Genuis de 1961, alguns anos antes em 1956 pudemos vê-lo no filme preto e branco de Richard Brooks A Festa do Casamento que também teve visibilidade mundial. Uma curiosidade interessante sobre Fitzgerald é que ele é o homem das 2 conquistas, afinal, ele possui duas estrelas na Calçada da Fama de Hollywood, uma no número 6252 da Hollywood Boulevard por seus filmes e outra no número 7001 da Hollywood Boulevard por seus trabalhos na televisão.

Gostou da curiosidade? Comente!