Já parou para pensar no conceito de uma montanha GIGANTE que consiste em um único pedaço de rocha? Este é o Maciço Logan.

O Maciço Logan é a montanha mais alta do Canadá e o segundo pico mais alto da América do Norte, seguido apenas pelo Monte Kinley. Ele também é o maior pedaço único de rocha de todo o mundo. Seu nome foi dado em homenagem a William Edmond Logan, um famoso geólogo do Canadá que foi fundador do Serviço Topográfico e Geológico do sudoeste. O Maciço Logan fica dentro do parque nacional e reserva de Kluane, em Yukon. É interessante observar que ele fica acima de uma falha tectônica ativa que o faz crescer um pouquinho a cada movimento. Até 1992 sua altitude exata era desconhecida e as medidas variavam de 5949 a 6050m. Já em maio de 1992 foi feita uma expedição pela GSC (Geodetic Sorvey of Canada) que escalou todo o Maciço Logan e mediu a altitude usando o sistema de posicionamento global que hoje é definida como 5959 metros ou ainda 19550 pés no pico principal.

maciço logan tricurioso

Lá temos temperaturas extremamente frias, o recorde foi marcado em 26 de maio de 1991 com -77,5ºC, sendo esta a temperatura mais baixa já registrada fora do continente antártico. O local é considerado uma rocha maciça em função de todos os seus picos serem circunvizinhos, possuindo menos de 500 metros de proeminência topográfica. Os primeiros a subir fizeram a proeza em 13 de junho de 1925, foram A.H. MacCarthy e sua equipe. Para chegar lá a rota mais fácil é escalar a neve/gelo.

Gostou? Comente!