Apesar dos chefs de cozinha não ficarem muito felizes comigo, eu adoro colocar um monte de ketchup na pizza, batata frita e em qualquer prato que eu coma. Pensando nisso, quem será que inventou essa maravilha?

Então, o ketchup é um molho de origem chinesa que veio ao Ocidente através da Malásia. Seu principal ingrediente não era o tomate como todos acreditam, mas sim cogumelos. Na culinária chinesa o ketchup tinha o nome de ketsiap que significa molho e servia para acompanhar pratos com peixe. Então, a Malásia criou sua própria versão com nome kechap que significa gosto. Foi o kechap que foi levado aos Estados Unidos pelos ingleses.

Uma vez nos EUA, o molho passou por diversas alterações, passando a usar tomate ao invés de outros ingredientes. Não demorou para que começasse a ser utilizado nos fast-foods como acompanhamento de hambúrgueres e batatas-fritas, assim se tornando mania nacional e depois, mundial!

quem inventou ketchup tricurioso 1

No principio o ketchup era vendido nos EUA apenas por fazendeiros, sendo Jonas Yerkes o primeiro a vender o molho em uma garrafa. Já em 1837 ele começou a produzir e vender sua receita de forma nacional e chamou a atençao de grandes empresários, Em 1876 foi a fez da H. J. Heinz Company gostar da ideia de Yerkes e começar a vender seu próprio ketchup de tomate sob o slogan “Blessed relief for mother and the other women in the household!” que significa, em tradução livre, “Abençoado alívio para a mãe e as outras mulheres da casa!”

Hoje o ketchup é feito com tomates vermelhos, vinagre, frutose de milho, sal, pimenta, cebola e alguns outros ingredientes para manter a conservação e o sabor. Nos EUA ainda existe uma tabela que classifica os ketchups em três categorias: Fancy, Extra Standard e Standard, essta é definida pela quantia de tomate sólido encontrada no produto.

Gostou da curiosidade? Comente!