Como você deve saber, são as constelações e sua posição que definem nosso signo. O meu é escorpião e agora que descobrir como encontrar a constelação Scorpius, quero que todo mundo saiba! Hehe. Vamos lá?

Scorpius, ou escorpião, é uma das 12 constelações zodiacais. Ela também é chamada de Scorppi e é facilmente visualizada, jamais imaginaria que seria tão fácil. Ela fica visível em praticamente todas as noites de inverno no hemisfério sul (ou verão, no hemisfério norte). Durante os meses de verão aqui no hemisfério sul é mais complicado de encontra-la pois o sol a ofusca neste período, inclusive no mês de novembro o Sol fica sobre a constelação, a tornando invisível.

Para encontra-la, você precisa olhar para o céu em uma noite clara e sem nuvens. Então deve procurar a formação conforme a imagem abaixo, vendo as 15 estrelas que a forma. Ela passa pelo meridiano no dia 20 de Julho sempre por volta das 21h, assim sendo a forma mais fácil de vê-la. Para facilitar, você pode também estudar as constelações vizinhas, são elas Sagitário, Serpentário, Balança, Lobo, Esquadro, Altar e Coroa do Sul.

constelacao scorpio tricurioso

Segundo a mitologia grega, o inimigo mortal de Scorpio é o caçador Órion. Em respeito a mitologia, a União Astronômica Internacional optou por manter as representações da constelação de Órion e de Escorpião em pontos diametralmente opostos no céu. Incrível, não é não? Falando sobre sua visibilidade, ela é melhor em latitude mínima de -90º e máxima de 40º. Sua estrela principal se chama Antares e dentre suas chuvas de meteoros estão Alfa escorpídeos que ocorre em 18 de maio, Lambda escorpídeos que ocorre em 20 de maio e Omega escorpídeos que acontece em 24 de maio.

Gostou da curiosidade? Comente!