Curiosidades

A população do Iêmen é uma das mais jovens do mundo!

A população do Iêmen é uma das mais jovens do mundo!

Já pensou em morar em um país onde quase metade da população é composta por pessoas com menos de 15 anos? É isso que acontece no Iêmen!

O Iêmen é um país árabe que fica no sudoeste da Península da Arábia, faz divisa com Arábia Saudita, Omã e com o mar da Arábia. A capital Saná é a cidade mais populosa do país que hoje se encontra em desenvolvimento, o atual presidente é Abd Rabbuh Mansur Hadi que hoje lidera um governo taxado de cleptocracia, ou seja, um governo de ladrões. O Índice de Percepção da Corrupção divulgado pela Transparência Internacional coloca o Iêmen em 164ª posição dos 182 países pesquisados.

Agora falando de sua população que é o que você realmente tem interesse em saber. O Iêmen possui cerca de 24 milhões de pessoas segundo estimativas de junho de 2011. Esta pesquisa demonstrou que o país é extremamente jovem, sendo que 46% de sua população é formada por pessoas com menos de 15 anos de idade, apenas 2,7% da população tem mais do que 65 anos. A estimativa é que até 2050 sejam 60 milhões de idosos enquanto em 2011 eram apenas 4,3 milhões.

Os iemenitas são em sua maioria de origem árabe, porém também residem por lá uma grande população de refugiados e requerentes de asilo que, em 2007, somavam mais de 124 mil pessoas. Segundo estes dados, os refugiados eram predominantemente do Iraque, Somália, Síria e Etiópia. Hoje pode-se dizer que vivem por lá árabes, afro-árabes, sul-asiáticos e europeus. Dentre as línguas faladas o árabe é a oficial, porém também é falado inglês e diversas línguas não-árabes como mehri por exemplo.

Gostou da curiosidade? Comente!

Leia Também: