Já pensou em morar em um país onde quase metade da população é composta por pessoas com menos de 15 anos? É isso que acontece no Iêmen!

O Iêmen é um país árabe que fica no sudoeste da Península da Arábia, faz divisa com Arábia Saudita, Omã e com o mar da Arábia. A capital Saná é a cidade mais populosa do país que hoje se encontra em desenvolvimento, o atual presidente é Abd Rabbuh Mansur Hadi que hoje lidera um governo taxado de cleptocracia, ou seja, um governo de ladrões. O Índice de Percepção da Corrupção divulgado pela Transparência Internacional coloca o Iêmen em 164ª posição dos 182 países pesquisados.

Agora falando de sua população que é o que você realmente tem interesse em saber. O Iêmen possui cerca de 24 milhões de pessoas segundo estimativas de junho de 2011. Esta pesquisa demonstrou que o país é extremamente jovem, sendo que 46% de sua população é formada por pessoas com menos de 15 anos de idade, apenas 2,7% da população tem mais do que 65 anos. A estimativa é que até 2050 sejam 60 milhões de idosos enquanto em 2011 eram apenas 4,3 milhões.

populacao jovem iemen tricurioso 1

Os iemenitas são em sua maioria de origem árabe, porém também residem por lá uma grande população de refugiados e requerentes de asilo que, em 2007, somavam mais de 124 mil pessoas. Segundo estes dados, os refugiados eram predominantemente do Iraque, Somália, Síria e Etiópia. Hoje pode-se dizer que vivem por lá árabes, afro-árabes, sul-asiáticos e europeus. Dentre as línguas faladas o árabe é a oficial, porém também é falado inglês e diversas línguas não-árabes como mehri por exemplo.

Gostou da curiosidade? Comente!