Eu sei, parece loucura que quase uma cidade inteira viva em um único prédio, entretanto é exatamente isso que ocorre em Whittier, Alasca.

Whittier é uma cidade que faz parte do estado norte americano Alasca, ela fica no Distrito de Valdez-Cordova. Ela possui uma área de 51 km² dos quais 32,4 km² são cobertos por terra e 18,6 km² são cobertos por água. Ao seu redor estão as cidades de Sunrise, Moose Pass, Crown Point, Hope e Primrose. No princípio, a localidade era apenas uma rota de passagem, seu nome é Whittier devido ao nome dado a uma geleira em 1915: John Greenleaf Whittier.

A cidade nasceu mesmo durante a Segunda Guerra Mundial quando o exército dos EUA construiu uma instalação militar completa com porto e ferrovia, na época o local era chamado de Camp Sullivan. Em 1943 o local ficou pronto e começou a ser utilizado pelo exército.

Whittier cidade sob mesmo teto tricurioso 2

Lá também foi construídos logo após o final da Segunda Guerra Mundial dois edifícios, o Edifício Hodge (hoje chamado de Begich Towers) tem 14 andares com 150 apartamentos de dois e três quartos, isso além de unidades de eficiência para solteiros, o prédio ficou pronto em 1957 e foi quando famílias que dependiam de funcionários do Serviço Civil foram transferidas para lá. Também há a Escola Whittier que foi conectada com o prédio por um túnel, assim garantindo que os estudantes pudessem ir seguros para a aula em dias de mau tempo. O nome do prédio foi dado em homenagem ao coronel Walter William Hodge que também era engenheiro civil.

Whittier cidade sob mesmo teto tricurioso 1

O segundo prédio construído se chama Edifício Buckner e foi construído em 1953 onde funcionava uma área administrativa para os militares norte americanos, ela funcionou durante toda a Guerra Fria e foi desocupado em 1966. O prédio foi comprado por Pete Zamarillo que tinha planos em transformar o lugar em uma prisão, porém isso nunca aconteceu e hoje é apenas um antigo prédio abandonado que a cidade tenta manter, porém que já possui instruções para ser destruído.

Hoje vivem na cidade, segundo censo de 2010, 220 habitantes e praticamente todos eles vivem na Begich Towers, o que deu a cidade o apelido de ‘cidade sob o mesmo teto’.

Incrível, não é mesmo? Comente!