É isso mesmo meu amigo e minha amiga, vilão como o Thanos de Vingadores: Ultimato a gente não quer nem perto. Porém, você sabia que este termo não tinha o mesmo significado que tem hoje? Vamos conhecer esta história!

Vilão vem a palavra vila e significa que alguém habita este lugar. Especialistas afirmam que provavelmente ela tenha vindo da palavra villanus em latim que se refere a alguém ligado a uma villa, ou seja, um camponês. Durante a Idade Média era importante definir quem era e quem não era nobre dentro de um feldo e assim vilão se tornou àquele que mora na vila, ou seja, que não faz parte da nobreza.

Dentro da hierarquia tinhamos o servo, que era a pessoa que servia ao feudo com seu trabalho. O vilão era um grau de servidão relacionado a pessoas mais próximas do senhor feudal e que por isso tinham benefícios e privilégios tanto pessoais quanto econômicos, além disso eles costumavam trabalhar menos que os demais. Devido a este fato, quem não era vilão costumava não gostar muito da situação, o que acabou tornando o termo um tanto pejorativo.

vilao nao tinha esse significado tricurioso 1

Com o tempo, a palavra perdeu o sentido já que a humanidade já não estava mais neste contexto. Porém, ela foi resgatada para conceituar aquela pessoa que não possui atos nobres ou dignos, àquele cujo exemplo não deve ser seguido jamais já que rouba, mata ou viola os direitos alheios. Hoje vilão é um termo mais utilizado pela ficção e produtos audiovisuais, simbolizando o personagem que se mostra contrário ao protagonista da historia.

Você sabia disso? Comente!