Spongiforma squarepantsii não é familiar para você? Não lembra.. Spongebob Squarepants? Pois deveria, já que este fungo foi nomeado em homenagem ao personagem Bob Esponja da Nickelodeon!

A Spongiforma squarepantsii é uma espécie de fungo que faz parte da família Boletaceae, gênero Spongiforma que é encontrado na Malásia e foi descrito pela primeira vez em 2011. Sua posição específica, caso você queira conhece-lo ao vivo é a Ilha de Bornéu no estado de Sarawak. Ele produz pequenos corpos que parecem esponjas e que possuem cheiro frutado ou almiscarado. Esses pequenos corpos tem em média 10 cm de largura e 7 cm de altura.

Da mesma forma que uma esponja, se você pegar um deles e o esmagar, ele voltará a forma original. Seus esporos ficam na superfície da cavidade e são amendoados com superfície áspera. Cada esporo possui cerca de 10 a 12,4 micrômetros por 6 a 7 micrômeros. Caso você ainda tenha alguma dúvida, o nome Spongiforma squarepantsii não foi dado ao acaso, tendo realmente escolhido em função de Bob Esponja Calça Quadrada.

Spongiforma squarepantsii tricurioso

Visão de microscópio que parece a ‘Fenda do Bikini’ vista de cima segundo os estudiosos.

Os autores acreditavam que o fungo era semelhante a história do personagem e por isso o nomearam assim. Isso porque ao ver a superfície do fungo em um microscópio eletrônico de varredura descobriram que a imagem fazia parecer o fundo do mar coberto por esponjas tubulares que lembram a Fenda do Bikini. Em um primeiro momento o nome não foi aceito pelos editores da Mycologia onde o estudo seria publicado, porém os pesquisadores insistiram dizendo que a descoberta era deles, logo o nome deveria ser o que eles desejassem.

Gostou da curiosidade? Comente!