Muito provavelmente você já deve ter ouvido alguém falar sobre água destilada em algum lugar por aí. De fato, a água destilada geralmente compartilha a prateleira dos supermercados juntamente com a popular água mineral. Mas, na prática, o que realmente torna a água destilada diferente?

Basicamente, a água destilada é a água que foi fervida em vapor e condensada de volta para o estado líquido em um recipiente separado. As pessoas produzem água destilada desde a antiguidade através de um processo de destilação que consiste basicamente em ferver a água em um alambique, recolhendo posteriormente o vapor condensado. Desse modo, as impurezas ficam para trás quando a água evapora, consequentemente removendo os micróbios nocivos, assim como os minerais inofensivos e benéficos, como o cálcio e o magnésio. Por outro lado, o processo de filtragem da água remove os micróbios, mas não os minerais, já que nesse esquema a água da fonte passa através de um filtro natural de origem rochosa, que também contém grandes quantidades de minerais.

o que e agua destilada 1

Exemplo de um processo de destilação da água.

É exatamente devido a este conteúdo mineral que a água filtrada e a água mineral geralmente apresentam um sabor muito mais satisfatório do que a água destilada, cujo gosto é praticamente nulo. Alguns especialistas afirmam que a falta de minerais na água destilada acaba privando o consumidor de nutrientes vitais, embora esses pesquisadores também admitam que as pessoas podem obter a maioria desses minerais através dos alimentos nas refeições do dia a dia.

O processo de destilação também torna a água adequada para uso em baterias de chumbo-ácido, sistemas de resfriamento automotivo e outros dispositivos onde o acúmulo de minerais pode causar sérios danos com relação ao seu funcionamento. Até mesmo os cervejeiros caseiros costumam usar a água destilada na tentativa de imitar a água extremamente pura da cidade de Pilsen, na República Tcheca, que é conhecida como o lar das cervejas do estilo Pilsner.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!