Assim como rastejar, andar e falar, o início da dentição de um bebê é um marco importante que mostra que a criança está no caminho certo para o seu pleno desenvolvimento. A chamada “erupção dentária” significa que o bebê está adquirindo a capacidade de consumir uma variedade maior de alimentos. Desse modo, a dentição tem um efeito indireto sobre o ganho de peso, fortalecimento da imunidade e melhora do desenvolvimento ósseo e cerebral. Mas afinal, com quantos meses nascem os primeiros dentes do bebê?

A maioria dos bebês inicia o processo de dentição por volta de 4 a 6 meses de idade, mas algumas crianças podem levar mais tempo para desenvolver os primeiros dentinhos. Os incisivos centrais inferiores são geralmente os primeiros a “brotar”, seguidos pelos incisivos centrais superiores. Depois disso, os outros dentes da frente, incluindo o primeiro conjunto de molares e os caninos, são os próximos a crescer. Quando uma criança completa cerca de dois anos e meio de idade, seu conjunto final de dentes tende a estar no lugar, gerando um total de 20 dentes.

com quantos meses nascem os primeiros dentes do bebe 1

É importante destacar que, irritabilidade, salivação em excesso, inchaço, falta de apetite por alimentos sólidos e problemas relacionados ao sono são sinais comuns do processo de dentição do bebê. Para ajudar a aliviar a dor da dentição da criança, os médicos podem recomendar algum tipo de analgésico, cuja intensidade pode variar a depender do caso em questão.

Alguns géis de dentição também podem efetivamente aliviar a dor da dentição, mas é necessário verificar o uso com o seu médico antes de dar à criança qualquer tipo de medicação nesse sentido. Além disso, objetos e alimentos levemente frios podem ajudar a aliviar o desconforto da dentição, mas alimentos congelados, como sorvete e gelo devem ser evitados.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!