Já imaginou conhecer a maior estrutura do mundo feita unicamente por organismos vivos? Seja bem-vindo a Grande Barreira de Coral que fica entre as praias do nordeste da Austrália e Papua-Nova Guiné!

A Grande Barreira de Coral Australiana é considerada pelos especialistas como a maior estrutura do mundo feita por organismos vivos apenas, ela é composta por milhares de milhões de organismos chamados pólipos de coral. Tem 2.200 quilômetros de comprimento e sua largura varia de 20 km a 740 km. Ela inclusive, pode ser vista do espaço! É considerada como um patrimônio mundial da Humanidade desde 1981 e foi chamada pela CNN como uma das sete maravilhas naturais do mundo. O Conselho Nacional de Queensland a nomeou como um dos símbolos estaduais do estado australiano de Queensland.

Para sua proteção, grande parte possui o olhar do Parque Marinho da Grande Barreira de Corais, o que ajuda a restringir a ação de pescadores e turistas no local. Além disso, diversos órgãos de proteção ambiental atuam no recife e fazem pressão em questões como o escoamento superficial, as alterações climáticas, o embranquecimento dos corais e também o surto de população de estrelas-do-mar coroa-de-espinhos que costumam se alimentar de corais.

grande barreira corais tricurioso 1

Infelizmente, já na década de 90 a saúde da Grande Barreira começou a se deteriorar em função do aquecimento da água do mar e também do aumento da acidez em função da maior presença de dióxido de carbono no ar da região. O local hoje abriga 400 tipos diferentes de coral, 1500 espécies de peixe e a incrível variedade de 4000 moluscos. Se perdêssemos a Grande Barreira de Coral, seria não apenas um fato muito triste como uma grande perda biológica e ambiental. Por isso o controle do turismo e da pesca no local são tão importantes, assim como o controle da poluição.

Gostou de conhecer este local? Comente!