O mundo felizmente está evoluindo e as diferenças estão, aos poucos, não sendo mais motivo para preconceito e discriminação. Jaiyah Saelua é a maior prova disso!

Nascida John Pesamino Saelua Jr. em Pago Pago no dia 19 de julho de 1988, Jaiyah é uma jogadora transexual que hoje atua como zagueira na seleção masculina de Samoa Americana. Em novembro de 2011 ela foi a primeira transexual a jogar nas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA e participou da vitória da Samoa Americana por 2 a 1 contra a Tonga. Em 2016, ela recebeu o convite da FIFA para integrar o júri do Prêmio Diversidade que reconhece pessoas, organizações e iniciativas que sejam a favor da diversidade e contra a discriminação do futebol.

primeira transexual eliminatorias copa do mundo tricurioso

Jaiyah Saelua nasceu na Polinésia e por lá é chamada de ‘fa’afafine’, ou seja, que faz parte de uma minoria sexual da Samoa, integrando o que por lá é considerado um terceiro gênero. Como bem sabemos, Jaiyah nasceu como homem e foi chamada por sua família de Johnny. Entretanto, não se identifica com o cis masculino e por isso se vê, veste e age como mulher mesmo não tendo realizado a cirurgia de alteração sexual. Como na polinésia os chamados ‘fa’afafine’ são aceitos e fazem parte da cultura polinésia, Jaiyah não teve problemas para ser aceita e escalada para a seleção do país, o que possibilitou que fosse a primeira transexual a jogar nas Eliminatórias da Copa do Mundo

Incrível, não é mesmo? Comente!