É isso mesmo que você leu, já imaginou uma linha no meio de um campo de futebol que coincide exatamente com a imaginária linha do Equador? Isso acontece aqui no Brasil!

O Estádio Milton de Souza Corrêa fica localizado no Macapá, estado brasileiro do Amapá. Ele é comumente utilizado para partidas do Amapá Clube, Esporte Clube Macapá, Trem Desportivo Clube, Ypiranga Clube e Santos-AP. Ele também é comumente chamado de Estádio Zerão.

Este apelido deriva justamente de sua posição já que sua linha de meio-de-campo coincide exatamente na posição da linha do Equador, linha imaginária que faz parte das coordenadas geodésicas que estão em uso no Brasil. O interessante é que a linha do Equador é a que divide o que fica no hemisfério norte e o que fica no hemisfério sul, logo durante uma partida de futebol os jogatores estão ‘viajando’ entre os hemisférios sem nem se dar conta. Além disso, cada time começa jogando em um hemisfério e troca no segundo tempo… Já pensou?

estadio zerao linha do equador tricurioso

O Estádio Milton de Souza Corrêa foi reformado e reinaugurado em 15 de fevereiro de 2014 após ficar cerca de 7 anos sem uso, na sua reinauguração a Seleção do Amapá venceu o time Carioca. Por lá existe grama natural de 110m x 75m, sua capacidade é de 4 mil pessoas e sua construção tem data desconhecida, ou seja, o gênio que arquitetou o estádio sobre a linha do Equador é desconhecido.

Sua primeira inauguração ocorreu em 17 de outubro de 1990 com a partida do Independente vs Trem que ficou 1×0. O público recorde do estádio compareceu nesta data, unindo mais de 10 mil pessoas para ver a partida. Hoje o estádio é propriedade do Governo do Estado do Amapá.

Muito legal, não é mesmo? Comente!