Como bem sabemos, a capoeira é um tipo de manifestação afro-brasileira que pode tanto ser chamado como esporte quanto como luta ou ainda manifesto cultural. Além de ser uma belíssima apresentação, uma arte mesmo, a prática da capoeira faz muito bem para a saúde. Vamos descobrir seus benefícios?

Perda de peso

Este é um exercício aeróbico que tem capacidade de queimar muitas calorias em apenas uma hora, para você ter ideia a queima média é de 700 calorias!

Menos estresse, mais felicidade

A união da música com a atividade aeróbica é extremamente relaxante, o que diminui o estresse e permite que o corpo se liberte, alem disso há grande produção de endorfina, o hormônio do bem-estar.

Flexibilidade

Em função dos movimentos, chutes e saltos a prática da capoeira é excelente para a melhora da flexibilidade do seu corpo, o que é ótimo para a sua saúde.

Melhora do ritmo cardiovascular

Por ser um exercício aeróbico, seu coração se beneficia muito da capoeira. Seu sangue flui melhor, deixando as artérias e vasos mais saudáveis, ajuda a diminuir o colesterol, derrame e hipertensão, ajuda na sua capacidade respiratória e muito mais.

quais beneficios capoeira saude tricurioso 1

Baixo risco

Este é um esporte/luta de baixíssimo risco já que não há nenhum tipo de contato direto com o adversário, participando apenas da roda ao chutar e golpear o ar sem jamais tocar um no outro de forma agressiva. Isso torna o esporte bastante seguro desde que você não se arrisque em manobras que não domina, é claro.

Existem dois tipos de capoeira, a regional e a angola. A regional foi criada pelo Mestre Bimba ao incorporar diversos outros elementos de outros tipos de luta, assim criando uma metodologia de ensino baseada em movimentos rápidos e precisos. Já a angolana foi criada como uma reação que não concordavam com o movimento regional. Este é um tipo mais lento e é considerado apenas um manifesto cultural, não um esporte.

Gostou das informações? Comente!