Tenho certeza que durante a vida inteira você se perguntou porque diabos o pequenino porquinho-da-índia era chamado assim se ele nem se parece com um porquinho. Vamos desvendar este mistério?

O porquinho-da-índia não é um suíno e também não vem da Índia! Os historiadores não conseguiram ainda comprovar como este adorável animal acabou sendo chamado desta forma e até o momento tudo o que possuem são teorias. A mais aceita delas diz que comerciantes alemães e ingleses passeavam pelo mundo em busca de novos produtos quando encontraram os porquinhos que eram criados pelos povos andinos. Acredita-se que eles confundiram sua localização, achando que estavam na Índia e não na América do Sul, assim o nomeando como ‘da Índia’.

Na língua inglesa ele é chamado de guinea pig e existem duas teorias para isso, a primeira diz que os comerciantes ingleses fizeram escala na costa de Guiné e acabaram fazendo as pessoas acreditarem que o animalzinho provinha desta região. A segunda diz que os marinheiros ingleses cobravam um guinéu pelo animal, esta era a moeda de ouro utilizada na época. Já a parte do ‘porquinho’ acredita-se que tenha sido apelas uma ausência de conhecimento, eles acreditara que era parecido com um porquinho e assim o chamaram.

por que porquinho da india tem este nome tricurioso

Caso você não conheça o porquinho-da-Índia é um animalzinho adorável que vive de quaro a seis anos, podendo se reproduzir ao longo de todo o ano, gerando de dois a seis filhotes por ninhada. Leva de 59 a 72 dias para o nenê nascer, sendo a média de 62 dias. Os pequeninos nascem com 7,62 cm mais ou menos e mamam até a terceira semana. Já os porquinhos-da-índia adultos medem 25 cm e pesam de 1,2kg a 1,5kg apenas. As fêmeas são um pouco menores, medindo 20 cm e pesando de 900g a 1,2kg.

Gostou da curiosidade? Comente!