Certamente você já ouviu falar em choque anafilático e sabe que ele é causado através de uma alergia grave, porém você sabe exatamente o que é anafilaxia?

A anafilaxia é um tipo de reação alérgica severo que ocorre subitamente, em geral de um minuto até poucas horas após a exposição ao elemento que o paciente possui alergia ou hipersensibilidade. É uma reação muito grave que dependendo do tempo de demora para o atendimento pode ser fatal.

Como bem sabemos, a alergia é uma resposta fortíssima do sistema imunológico a algo que não apresentaria problemas para seu corpo. Essa reação exagerada faz com que o corpo produza substâncias para combater o problema e isso causa as super reações que podem ir de apenas mudança na coloração da pele e manchas até sufocamento em função da obstrução das vias aéreas.

o que e anafilaxia tricurioso

A anafilaxia pode ser causada por medicamentos, alimentos, picadas de insetos e demais elementos que causem alergia ao paciente. Como fatores de risco tempos a infusão intravenosa do alérgeno, asma, doenças cardíacas e idade avançada. Dentre os sintomas você pode sentir inchaço na garganta, lábios ou língua, coceira, rouquidão, dificuldade na respiração, urticária, dificuldade em engolir, fraqueza súbita, inchaço do corpo, ansiedade, queda da pressão, cólicas abdominais, náusea, vômito, diarreia, tosse ou confusão mental.

Para o tratamento em geral é utilizada a epinefrina – adrenalina – que é capaz de conter a crise ao aumentar a resistência vascular periférica, a pressão arterial e também a perfusão das artérias coronárias. Além disso, ele comumente diminui os inchaços e reações alérgicas mais físicas. Também podem ser utilizados anti-histamínicos e corticoides intravenosos para ação mais rápida.

Você sabia disso? Comente!