É isso mesmo, cabo de guerra, aquela brincadeira que fazemos quando crianças, já foi até mesmo esporte olímpico. Vamos conhecer esta história!

Pois bem, o cabo de guerra é um esporte de equipe onde oito participantes, quatro para cada lado, puxam uma corda até fazer o adversário passar da marcação. Todos os competidores são alinhados ao longo do capo e no centro há uma linha central, o cabo também possui uma marcação que demonstra qual é seu ponto central, além deste existem dois outros pontos que mostram a distância de quatro metros do centro.

Quando a competição começa, os times iniciam puxando com toda sua força o time adversário até que ele passe da linha e da marcação, outra forma de vencer ocorre quando o adversário comete uma falta como escorregar e cair, por exemplo. Até hoje não existe registros da origem do cabo de guerra, tudo o que se sabe é que o esporte é utilizado há séculos em cerimônias e cultos que aconteciam pelo mundo, sendo registrados no Egito, Myanmar, Índia, Bornéu, Japão, Coreia, Havaí e América do Sul.

cabo de guerra esporte olimpico tricurioso

Equipe britânica de Cabo de Guerra nas Olimpíadas de 1908

De 1900 a 1920 o Cabo de Guerra fez parte dos Jogos Olímpicos e possuindo times e equipes oficiais! Em 1960, o esporte foi regulado pela Federação Internacional de Cabo de Guerra que organiza até hoje campeonatos mundiais a cada dois anos. O esporte também faz parte dos Jogos Mundiais patrocinados pelo Comitê Olímpico Internacional. Ou seja, o que parece ser brincadeira de criança é muito, muito sério!

Você sabia dessas informações? Comente!