Medir e definir qual é o rio mais extenso do mundo não é uma tarefa tão simples quanto parece. Na verdade, esse processo é muito mais complicado do que encontrar a nascente e a foz e em seguida medir a distância entre elas. Isso acontece porque os rios geralmente se juntam com outros sistemas fluviais, tornando muito mais difícil identificar toda a extensão do rio por onde ele realmente começa e termina. Mas será que, mesmo com essas dificuldades, podemos definir qual é o rio mais extenso do mundo?

A resposta é sim, mas antes de citar o nome do rio mais extenso, precisamos entender como, de fato, se mede um rio. Hoje, a maioria dos hidrólogos concorda que o método mais aceito envolve medir a maior distância contínua ao longo dos talvegues desde as nascentes do rio até a sua foz. O talvegue é uma linha que conecta os pontos mais baixos de secções transversais sucessivas ao longo de um vale ou de um rio. Em outras palavras, para determinar a extensão de um rio, você deve medir o comprimento do canal contínuo mais longo em um determinado sistema fluvial.

qual e o rio mais extenso do mundo 1

Trecho do rio Nilo no Egito.

Com isso em mente, podemos finalmente responder a pergunta central desse post: “qual é o rio mais extenso do mundo?” Bem, segundo a maioria dos especialistas em hidrografia, o rio Nilo é o mais longo do mundo, abrangendo cerca de 6.635 quilômetros. Embora atravesse principalmente o Egito, de sua nascente no Burundi até seu delta no Mar Mediterrâneo, o Nilo também passa por outros nove países africanos: Sudão, Eritreia, Etiópia, Uganda, Quênia, Tanzânia, Ruanda, Burundi e República Democrática do Congo.

O rio Amazonas é considerado o segundo mais extenso do mundo, abrangendo 6.400 quilômetros. No entanto, alguns estudos recentes sugerem que uma nova medição poderia colocá-lo à frente do Nilo. Só que essa constatação tem sido pouco aceita na comunidade hidrográfica mundial, de modo que o Nilo continua a ser considerado o mais extenso. Por outro lado, vale destacar que o rio Amazonas detém o título de maior rio do mundo em volume, o que por si só já é um feito e tanto.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!