Todos conhecemos a Torre Eiffel como a grande torre de Paris, ponto turístico que todos querem conhecer. Entretanto, você sabia que ela muda de tamanho ao longo do ano?

A Torre Eiffel foi projetada pelo engenheiro Gustave Eiffel que dá nome ao ponto turístico, ela é o edifício mais alto de Paris e também o monumento pago mais visitado em todo o mundo. No princípio, ela era temporária e seria apenas um arco para a entrada da Exposição Universal de 1889. Ela possui 324 metros de altura e foi a estrutura mais alta do mundo até 1930 quando perdeu seu posto para o Chrysler Building de Nova York.

Para visitar a torre você pode adquirir o ingresso nas escadas ou elevadores do primeiro e segundo nível, ela possui três níveis e o último só pode ser acessado de elevador. Já no primeiro andar é possível ver toda a cidade, no segundo andar há um restaurante. Ela foi construída de 1887 a 1889, tendo sido inaugurada em 31 de março de 1889, assim completando este ano 130 anos. Na equipe tivemos o arquiteto Stephen Sauvestre e os engenheiros Gustave Eiffel, Maurice Koechlin e Émile Nouguier. Foi feita inteiramente de ferro forjado e aço, possui oito elevadores e dois pisos.

torre eiffel cresce durante ano tricurioso

Mas vamos a curiosidade que você veio descobrir. Você sabia que a Torre Eiffel aumenta e diminui ao longo do ano? Isso acontece devido a chamada dilatação térmica do ferro que durante os meses de verão a faz crescer 15 centímetros enquanto nas frias temperaturas do inverno ela volta a seu tamanho original. Ou seja, ela possui 324 metros, porém no verão chega a 339 metros de altura! Incrível, não é mesmo?

Você sabia dessa curiosidade? Comente!